Governo do Estado do Amapá

07/04/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/04/2024 09:16

Com apoio do Governo do Amapá a 3ª edição do 'Arraiá da Capitá' encanta público na Zona Norte de Macapá

quinta, 04 de julho de 2024 - 11:30h
Com apoio do Governo do Amapá a 3ª edição do 'Arraiá da Capitá' encanta público na Zona Norte de Macapá
A programação ocorrerá até esta sexta-feira, 5, com a participação de 30 grupos juninos.
Por: Amelline de Queiroz
Whatsapp
Tweet
Foto: Jhon Martins/GEA
A programação do Arraiá da Capitá encerra nesta sexta-feira, 5

A 3ª edição do "Arraiá da Capitá", evento realizado com o apoio do Governo do Amapá e Federação das Entidades Juninas do Amapá, iniciou na quarta-feira, 3, e encerra nesta sexta-feira, 5, na Rodovia do Curiaú, na Zona Norte de Macapá. Na primeira noite, 10 grupos juninos dos municípios de Macapá, Amapá, Laranjal do Jari e Santana se apresentaram.

Segundo a secretária adjunta da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult), Marina Beckman, o evento valoriza e desenvolve a cultura.

"O Arraiá da Capitá, amplia o alcance dos eventos tradicionais, possibilitando que a população de várias localidades possa participar. Esse fator além de valorizar o segmento junino, firma o compromisso da gestão com a cultura popular do estado e aquece a economia", destacou Marina.

Segundo o presidente da Federação das Entidades Juninas do Amapá, Augusto Junior, o festejo tem o objetivo de envolver os moradores e gerar oportunidades de negócios para os empreendedores.

"Na 3ª edição do Arraiá teremos a participação de 30 grupos em três noites de evento. A parceria com o Governo do Amapá é fundamental para que a programação aconteça", ressaltou o presidente. A quadrilha estilizada, Império Amapaense, do município de Amapá, foi a primeira da noite e apresentou o tema "Ciganos". Para a presidente do grupo, Dione da Rocha, a expectativa é conquistar o 1º lugar.

"Viemos para ficar em primeiro lugar. Ações como essas são importantes para o povo cultivar suas tradições. Uma comunidade sem história, não tem memória", destacou Dione.O evento conta com emenda parlamentar da deputada federal Sonize Barbosa, e do deputado estadual, Kaká Barbosa.

A programação segue nesta quinta-feira, 4, e sexta-feira, 5, a partir das 19h. Os grupos juninos disputam nas categorias tradicionais e estilizados, com premiações que variam de R$ 3 a R$ 40 mil, do primeiro ao terceiro ganhador, em cada modalidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão
aqui!