Government of the Republic of Cape Verde

06/13/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/13/2024 03:33

Governo homenageia mais 13 figuras incontornáveis de Cabo Verde através de silhuetas

Um projeto do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas que visa homenagear e deixar o registo, em esculturas, de grandes personalidade e figuras da cultura e vultos da sociedade cabo-verdiana nos municípios que os viu nascer.

O ato de apresentação das 13 silhuetas foi apresentado na tarde de ontem, 12 de junho, pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

As silhuetas é a continuação do projeto que o Governo tem levado a cabo em forma de reconhecimento público a estas personalidades que contribuíram para o engrandecimento do país e da nossa nação coletiva.

"Temos aqui um leque de novas figuras cabo-verdianas que merecem o nosso reconhecimento público".

Nesta primeira fase, 4 silhuetas serão colocadas na Praia: Sara Tavares, Vadú, Osvaldo Osório e Arménio Vieira; 1 na ilha do Maio: Betú; 1 na ilha do Sal: Ildo Lobo; 1 em São Nicolau: José Lopes da Silva; 4 em São Vicente: Bana, Fátima Bettencourt, Dina Salústio e Nho Roque e 1 em Santo Antão: Luís Romano.

Este é um projeto que deve continuar de forma a homenagear mais figuras incontornáveis e nomes sonantes da cultura e de Cabo Verde dos municípios e das ilhas.

Este projeto foi 100% financiado pelo Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, num valor que ronda os dois mil contos cabo-verdianos, feito por uma empresa portuguesa, a mesma responsável pela feitura da silhueta em homenagem ao escritor, contador de estórias e Prémio Camões 2018, Germano Almeida, que está em Penafiel, Portugal, e em Mindelo, São Vicente. Conta com a assinatura do português, Ricardo Cristas.

"Este é um projeto que tem toda uma base de dados para que o Governo e as câmaras municipais deem continuidade. Faz perfeitamente um trabalho de um monumento público que interage com a população. É algo simbólico, mas de grande relevância".

A primeira silhueta a ser colocada no lugar será do compositor Betú, no dia 07 de julho na cidade do Porto Inglês, ilha do Maio.