AlmavivA S.p.A.

10/04/2024 | News release | Archived content

Aconteceu em Berlim a quinta Assembleia Geral do projeto de pesquisa europeu TEADAL

04-10-2024

A quinta Assembleia Geral do projeto de pesquisa europeu "TEADAL - Trustworthy, Energy-Aware federated DAta Lakes along the computing continuum" (Chamada HORIZON-CL4-2021-DATA-01), do qual a Almaviva é parceira, foi realizada nos dias 24 e 25 de setembro. A reunião do projeto ocorreu em Berlim e foi organizada pela parceira do projeto TUB (Technische Universität Berlin).

O objetivo do projeto é testar e produzir tecnologias inovadoras para a realização de uma trustworthy federation de data-lakes, abrangendo tanto o continuum cloud-edge quanto o multicloud para o compartilhamento otimizado de dados e computação. De grande importância são as questões de privacidade, confidencialidade e confiança, apoiadas por tecnologias baseadas em blockchain e ML. Tudo isso com o objetivo de maximizar a eficiência energética tanto no nível do data-lake individual ampliado quanto de toda a federação. A Almaviva contribui em vários aspectos do projeto e é responsável pelas atividades de integração, teste e validação dos seis casos de uso piloto que estão sendo implementados. As atividades da Almaviva também incluem a implementação de ferramentas e modelos baseados em blockchain para otimizar o uso dos recursos disponibilizados pelos diferentes membros de uma federação.

O projeto entrou em seu último ano e a Assembleia Geral, que teve um forte enfoque técnico, não apenas fez um balanço do status das atividades atuais, mas também definiu as próximas metas a serem alcançadas. Foram realizadas sessões paralelas nas quais, por um lado, os parceiros de tecnologia destacaram os aspectos de integração dos componentes que estão sendo implementados, as chamadas Ferramentas TEADAL, e, por outro lado, os parceiros piloto compartilharam as atividades de implementação de seus respectivos casos de uso e definiram como os resultados do projeto TEADAL serão demonstrados no contexto de cada piloto. Durante a manhã do segundo dia, a parceria abordou todos os aspectos relacionados à validação dos resultados do projeto para suas próximas iterações. Durante a sessão, conduzida pela Almaviva, foi dada especial relevância à discussão de estratégias para medir as KPIs do projeto na implementação final dos pilotos.