AlmavivA S.p.A.

10/04/2024 | News release | Archived content

O digital é composto por conteúdos, espaço para graduados em ciências humanas e não apenas para gradu...

04-10-2024

"Não apenas os graduados em Stem, mas também diplomados em ciências humanas, designers gráficos e arquitetos. Criatividade e curiosidade são as softskills de que você precisa para entrar em um mercado de trabalho que viaja em um ritmo cada vez mais rápido". Marina Irace, Diretora de Group People Management da Almaviva, falou sobre as novas profissões em entrevista de Cinzia Arena, no jornal Avvenire.

O mercado de trabalho está em constante mudança: "Em comparação com o passado, há uma aceleração da revolução digital, a tecnologia está transformando nossa vida cotidiana, e acompanhar essas mudanças é um desafio. É necessária uma formação contínua dos funcionários". O advento da IA "não substitui o desenvolvedor, mas desempenha um papel de acelerador, como é o caso, por exemplo, do chatGPT para a escrita. Entre as novas profissões relacionadas à IA está o prompt engineer."

Irace enfatizou a importância atual de diferentes figuras: "O algoritmo lida com uma enorme quantidade de dados e você precisa de alguém para formular a pergunta certa. Por exemplo, em áreas linguístico-semânticas, como traduções, são necessários graduados com habilidades humanísticas".

Todos os anos, a Almaviva contrata mil pessoas, principalmente jovens, em um modo de trabalho híbrido. Os jovens representam de 60% a 70% das novas contratações e a idade média dos funcionários é de 45 anos, com foco nas mulheres. Embora "infelizmente, na área de Stem, a diferença de gênero ainda seja muito resistente", concluiu Irace.