Ministry of Education of the Federative Republic of Brazil

10/17/2023 | Press release | Distributed by Public on 10/17/2023 14:03

Boas práticas para fortalecimento das IFes são destacadas pelo MEC

O Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de Boas Práticas de Incentivo à Permanência e Integração Acadêmica 2023 teve inícionesta terça-feira, 17 de outubro, no auditório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). O evento éiniciativa do Ministério da Educação(MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), epropõe apresentar projetos e ações que fortaleçam e desenvolvam essas instituições brasileiras.

O encontro foi desenvolvido prioritariamente para reitores e demais gestores das Ifes de todo o Brasil, além de servidores e colaboradores do MEC. A secretária de educaçãosuperiordo Ministério,Denise Carvalho, na mesa de abertura, reforçou a importância da valorização dos docentes. "Nós precisamos ter um olhar especial sobre as professoras e professores. E vamos pensar juntos. Espero que a Andifes[Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior] e as experiências das universidades nos inspirem centralmente aqui na Secretaria de Educação Superior, na avaliação e na implantação dessas novas políticas para levar finalmente ao desenvolvimento socioeconômico da nação brasileira", destacou.

De acordo com a secretária, foram 80 projetos enviados pelas instituições, com foco no enfretamento da evasão escolar e no incentivo à permanência e integração acadêmica. Elesserão apresentados no segundo e último dia do Seminário, que ocorrerá nesta quarta-feira, 18 de outubro, no Inep. "São temas importantes, que têm relação com inovação, universidade sustentávele extensão", completou a diretora de desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes) da Sesu, Tânia Mara Francisco.

Também fizeram parte da mesa de abertura apresidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão Moura,e o diretor de avaliação da educação superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira. Ambosreforçaram a importância da iniciativa para o diálogo entre as entidades.

Programação - A programação do evento prosseguirá no período da tarde, no auditório da Casa Civil, no Palácio do Planalto, coma cerimônia de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública. Nela serão assinadosdocumentos paraa instalação de emissoras de rádio e de televisão, a serem operadas em conjunto pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pelas universidades federais interessadas.

Estarão presentes na ocasião o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o ministro de Estado da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o ministro de Estado das Comunicações, Juscelino Filho; a secretária da Sesu, Denise Pires de Carvalho; a diretora da Difes, Tânia Mara Francisco; a presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura; e o diretor-presidente da EBC, Hélio Marcos Prates Doyle.  

Ainda no primeiro dia do Seminário, destacaram-se os projetos desenvolvidos pelo MEC com parceiros,como os Ministérios da Fazenda; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Desenvolvimento Agrário; e das Comunicações. Outras parcerias foram a Advocacia-Geral da União (AGU); a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Fórum de Pró-Reitores e Pró-Reitoras de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras; a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFesda Andifes; e o Colégio de Pró-Reitoresde Extensão das IFesda Andifes.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu