IDB - Inter-American Development Bank

07/03/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/03/2024 12:47

O BID Lança Nova Política de Acesso à Informação para Aumentar a Transparência e a Prestação de Contas

A Diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou uma nova Política de Acesso à Informação que aumenta a transparência e aprimora a prestação de contas das operações do Banco. A implementação dessa nova política ajudará a tornar o BID uma instituição mais ágil e inclusiva.

A nova política, que atualiza a política atual do BID aprovada em 2010, busca maximizar o acesso à informação simplificando os processos de solicitação de informações, reduzindo as exceções de divulgação e usando uma linguagem mais clara. A nova política também promoverá um diálogo mais aberto com as partes interessadas, como organizações da sociedade civil e doadores, sobre os projetos e iniciativas do BID, além de incentivar a participação dos cidadãos no desenvolvimento socioeconômico de seus países.

"O BID está firmemente comprometido em aumentar a transparência e a prestação de contas e em promover uma cultura de abertura e diálogo com todas as nossas partes interessadas" disse o Presidente do BID, Ilan Goldfajn. "Com a aprovação da nova Política de Acesso à Informação, estamos fortalecendo nosso quadro que rege esse diálogo e atendendo aos mais altos padrões e melhores práticas internacionais, colocando-nos na vanguarda das instituições financeiras internacionais".

A atualização da Política de Acesso à Informação incluiu amplas consultas públicas com mais de 5.000 organizações da sociedade civil em 2022. Centenas de organizações participaram de sessões virtuais e presenciais. Cinco sessões presenciais foram realizadas na Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Jamaica e Uruguai. Em fevereiro de 2024, o BID realizou outra rodada de consultas para obter feedback adicional.

A próxima etapa para colocar em prática a nova Política de Acesso à Informação é preparar as diretrizes para reger a implementação da nova política e realizar discussões com organizações da sociedade civil e outras partes interessadas relevantes.

A Política de Acesso à Informação e um relatório sobre o processo de consultas públicas estão disponíveis na página de Acesso à informação do BID.