11/12/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/12/2024 13:06
O assunto também foi pauta no Governo Federal
Em ação proposta pela Eletronuclear, a 45ª Vara Cível da Comarca de São Paulo determinou a notificação dos autores do artigo intitulado de "Angra 3, o abacaxi atômico", publicado em setembro, na Folha de São Paulo, que utilizou argumentos falsos e graves acusações em relação à empresa e a operação da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
Na justificativa da ação, a Eletronuclear destaca o direito à liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal, mas ressalta que a liberdade deve ser pautada pela veracidade dos fatos e não dá o direito de imputar informações de maneira irresponsável.
O assunto também foi pauta no Governo Federal que, em iniciativa inédita aos ataques ao setor nuclear, atuou no combate às fake news que assolam o tema nuclear. Além dos esclarecimentos publicados na plataforma "Brasil contra Fake", as afirmações equivocadas também foram abordadas no programa "A Voz do Brasil".
"A segurança das usinas é o principal pilar da nossa operação. Toda a Central Nuclear tem a sua segurança verificada regularmente e de maneira independente pela CNEN e pelos órgãos internacionais. É uma pena que a Eletronuclear ainda precise se posicionar para desmentir peças que utilizam a desinformação como instrumento de convencimento", declarou o presidente da Eletronuclear, Raul Lycurgo.
Setor Nuclear valorizado pelo Ministério de Minas e Energia
Em declarações recentes, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou ser a favor da conclusão das obras de Angra 3, além de valorizar a importância do setor nuclear para o desenvolvimento econômico e maior estabilidade para o sistema elétrico nacional. Segundo Silveira, a retomada do empreendimento será uma das pautas da reunião do Conselho Nacional de Políticas Energéticas, no dia 4 de dezembro.
Entenda mais:
Artigo "Angra 3, o abacaxi atômico: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/09/angra-3-o-abacaxi-atomico.shtml
Resposta da Eletronuclear na íntegra: https://www.eletronuclear.gov.br/Imprensa-e-Midias/Paginas/O-%E2%80%9Cabacaxi-at%C3%B4mico%E2%80%9D-plantado-artificialmente-na-Amaz%C3%B4nica-Confus%C3%A3o-Desinformacional.aspx
Resposta da Eletronuclear publicada na Folha de São Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2024/10/o-abacaxi-atomico-da-desinformacao.shtml
Publicação do Governo Federal na plataforma "Brasil contra Fake": https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/noticias/2024/10/usinas-nucleares-sao-seguras-e-sustentaveis