Governo do Estado do Pará

10/02/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/02/2024 17:51

Comitê avança na construção da Plataforma de Monitoramento de ações do Plano de Bioeconomia

MEIO AMBIENTE

Comitê avança na construção da Plataforma de Monitoramento de ações do Plano de Bioeconomia

Comitê Executivo do PlanBio apresenta resultados e fortalece políticas públicas, promovendo inclusão e proteção do conhecimento tradicional em meio à transição para uma economia de baixo carbono

Por Igor Nascimento (SEMAS)
02/10/2024 20h16

[Link]O Comitê Executivo do Plano Estadual de Bioeconomia (Planbio) realizou uma Plenária da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em Belém, com o objetivo de apresentar aos membros convidados o painel de informações sobre as ações já implementadas durante um ano e meio de atuação, no qual cada instituição alimenta a plataforma com os dados e números já consolidados.

A coordenadora de Bioeconomia da Semas, Jéssica Brilhante, destacou que a reunião contou com cerca de 15 instituições governamentais, que puderam ter acesso à plataforma de acompanhamento e monitoramento das ações do Planbio.

[Link]"A plataforma será um instrumento de monitoramento de ações e indicadores da política pública de Bioeconomia do Estado, mensurando o impacto do Plano Estadual de Bioeconomia na transição economia de baixo carbono nos territórios. Estamos construindo uma plataforma que evidencie os indicadores com os recortes de pessoas beneficiadas- entre eles povos indígenas, quilombolas, extrativistas, agricultores familiares e sociedade civil - recortes de gênero, negócios apoiados, valores investidos, territorialização, entre outros", disse.

[Link]Jéssica ainda destaca que a consolidação da plataforma foi um trabalho em conjunto dos órgãos executores do Planbio apoiado pelo programa Floresta em Pé e vem sendo abastecida por meio de reuniões bilaterais com as secretarias que compõem o comitê executivo, para proporcionar ainda mais transparência.

O diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Deyvison Medrado, celebrou o fato do dashboard ser fruto de um trabalho que vem sendo construído pelo comitê executivo por mais de um ano.

"Esse mecanismo trará uma visão muito melhor e ampliada de todas as ações que já estão sendo executadas do plano estadual de bioeconomia. A partir da aprovação desse dashboard e se tornando público, ele passa a ser um veículo de comunicação com a sociedade com todas as ações, com todo o comprometimento que as entidades do governo do Estado têm com o plano estadual de bioeconomia", aponta Deyvison Medrado.

Alex Rogério, do núcleo de crédito de carbono do Banpará, acredita que a plataforma poderá guiar as políticas públicas do estado. "Ela poderá ser usada em prol da sociedade, em prol da economia. E isso vai acrescentar muito na questão do avanço das políticas públicas aqui do estado do Pará", afirmou o representante do Banpará.

PlanBio - O Plano Estadual de Bioeconomia (PlanBio) do Pará segue a implementação das ações estruturantes com o recorte de soluções baseadas na natureza para transformar o cenário econômico atual rumo a uma economia de baixo carbono e com valorização e proteção do conhecimento tradicional paraense e amazônico. O PlanBio conta com ações que abrangem três eixos distintos, sendo eles: Cadeias Produtivas e Negócios Sustentáveis; Patrimônio Cultural e Patrimônio Genético, e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Texto: Lucas Quirino - Ascom Semas.