Sinqia SA

04/18/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/18/2024 12:56

Concessão de crédito: principais tendências em 2024 para o setor

Com os constantes avanços no sistema de concessão de crédito brasileiro, a demanda por soluções que visam otimizar a acessibilidade, transparência e segurança no setor está crescendo. Por isso, acompanhar de perto as tendências nesse mercado se tornou uma tarefa indispensável para empresas que operam com serviços de crédito.

A cada ano, o setor é marcado pela consolidação de tendências anteriores e pelo surgimento de inovações, impulsionadas sobretudo pelos avanços tecnológicos, regulamentações e mudanças no comportamento dos consumidores.

Em 2024, essa dinâmica não será diferente. O mercado projeta para este ano algumas tendências que devem impactar as operações de concessão de crédito. Veja a seguir quais são elas e como irão impactar esse mercado. Confira!

Tendências na concessão de crédito em 2024

Ao longo de 2024, o mercado de crédito prevê uma evolução positiva, com crescimento de até 8,5%, conforme aponta levantamento feito pela Febraban. Esse otimismo é explicado pelo crescimento nas carteiras de crédito direcionado, assim como pelo avanço da digitalização, que vem simplificando os processos de análise de risco e concessão de crédito.

Desse modo, há uma expectativa pela construção de cenários promissores e inclusão de novas soluções que possam ampliar a flexibilidade, autonomia e eficiência nas operações de crédito. Confira abaixo quais são as tendências previstas para o mercado de crédito em 2024.

Taxa Selic e inadimplência em queda

No início de 2024, a expectativa era de que a Taxa Selic reduzisse para um dígito. Contudo, os acontecimentos envolvendo o cenário internacional, somados à abordagem cautelosa diante das incertezas econômicas no Brasil e no mundo, fizeram essa projeção se estabilizar em cerca de 10%.

Em contrapartida, a queda moderada da Taxa Selic criou um cenário promissor para quem busca lucrar com a concessão de crédito. Isso ocorreu porque, com a baixa moderada da Selic, houve uma contenção nos níveis de inadimplência, ampliando as possibilidades de crescimento econômico no setor.

Novas tecnologias na concessão de crédito

Novas tecnologias surgem a todo momento para agilizar e simplificar os mais diversos processos e no mercado de concessão de crédito não é diferente.

Inovações como Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo, com sua capacidade de analisar dados e prever riscos de inadimplência com rapidez e precisão, são diferenciais para o setor. Por isso, são tecnologias que continuarão se consolidando nos processos de avaliação de crédito nesse mercado.

Outras tecnologias também estão sendo exploradas para otimizar a eficiência e segurança na concessão de crédito. É o caso da tecnologia blockchain, que otimiza o fechamento de contratos, automatizando processos, reduzindo custos e trazendo mais praticidade às empresas.

Open Finance na análise de crédito

A experiência do cliente continua sendo um ponto chave no mercado de concessão de crédito. Assim, em 2024, as empresas do setor estão voltando seu foco para soluções disruptivas como o Open Finance, que simplifica a consulta de dados financeiros relevantes do usuário, diminuindo riscos e otimizando o processo de análise de crédito.

Tudo isso não apenas gera mais confiança e fortalece a relação com os clientes, mas também propicia novas oportunidades de crédito, além de servir como uma referência precisa e segura para a precificação de produtos e serviços. Portanto, trata-se de uma tendência que toda empresa que atua com concessão de crédito deve monitorar de perto este ano.

Reestruturação das normas para financiamentos

Em 2024, o Marco Legal das Garantias aponta uma possível reestruturação das normas que regulamentam as garantias em financiamentos. O objetivo é reduzir os índices de inadimplência, bem como os custos, facilitando o acesso à concessão de crédito.

Nesse contexto, algumas mudanças são previstas nos processos de financiamentos. A principal delas envolve o uso de um único imóvel como garantia em várias transações de crédito, algo que possibilitaria a execução de juros reduzidos e prazos de pagamento maiores.

Além disso, essa mudança também beneficiaria o setor, tornando-o mais atrativo para futuros investidores em busca de áreas com enorme potencial lucrativo.

Assim como essas, é provável que outras tendências envolvendo operações para concessão de crédito também surjam ao longo de 2024. Portanto, acompanhar essa evolução de perto é fundamental, especialmente para quem deseja aproveitar essas oportunidades visando ampliar sua competitividade no setor.