Governo do Estado do Pará

06/30/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/30/2024 05:10

Semas atende mais de 390 produtores rurais em ação de regularização ambiental em Pacajá

MUTIRÃO

Semas atende mais de 390 produtores rurais em ação de regularização ambiental em Pacajá

Por Igor Nascimento (SEMAS)
30/06/2024 08h04

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio do Programa Regulariza Pará, concluiu, no último dia 28, o Mutirão de Regularização Ambiental no município de Pacajá. Os mutirões de regularização ambiental fazem parte de uma política que já resultou na validação de mais de 8 milhões de hectares de áreas de propriedades rurais. A ação foi realizada em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

Durante a ação, foram atendidos um total de 398 imóveis, beneficiando diretamente 308 homens e 90 mulheres, representando 36.719,2194 hectares de área em imóveis rurais atendidos, gerando o encaminhamento para a validação de 125 Cadastros Ambientais Rurais, o equivalente a 11.226,0042 hectares em áreas regularizadas no Estado do Pará.

A assessora técnica da Diretoria de Geotecnologias (Digeo) e da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra) da Semas, Assucena Lebre, destacou que durante a semana que estava presente no Município de Pacajá foram feitos atendimentos das pendências das notificações emitidas pelo Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR/PA), retificação do imóvel e validação do Cadastro Ambiental Rural.

"É importante frisar que nessa ação de campo temos uma grande efetividade nos resultados, visto que estamos junto ao produtor para orientá-los e darmos os encaminhamentos necessários que resultem na validação desse imóvel, é através da validação do cadastro ambiental rural que vai ter o acesso a políticas públicas para esses agricultores, e a partir desse programa já foi validado mais de 8 mil hectares de áreas regularizadas no estado do Pará", informa Assucena,

A professora e produtora rural, Júlia de Jesus Oliveira, explica que a ação é muito importante porque tem muita gente que não tem condição financeira para estar se deslocando para outros lugares para realizar as etapas do processo de cadastramento. "Essa ação é muito importante, eu mesmo precisava fazer, e essa ação veio para facilitar a situação, os profissionais do atendimento são bem atenciosos, estão sempre nos orientando, isso é bom pra nossa região e os produtores que vivem nela", finaliza.

Ação representa um avanço na regularização ambiental, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento social nas comunidades atendidas, gerando oportunidade de acesso a políticas públicas, como crédito rural, Pronaf, Plano Safra, entre outras políticas.

Texto: Vinícius Silva - Ascom Semas