Luz Saúde SA

04/04/2024 | Press release | Distributed by Public on 04/04/2024 04:48

José Miguel Sousa doutorado em Medicina

Ortopedista do Hospital da Luz realizou investigação sobre técnicas cirúrgicas minimamente invasivas para tratar doenças da coluna

José Miguel Sousa, ortopedista do Hospital da Luz, concluiu o doutoramento em Medicina, no passado dia 1 de março, na Faculdade de Ciências Médica/Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa. A tese de doutoramento - sob o título 'Endoscopic Spine Surgery - Transforaminal access to the lower lumbar spine', que mereceu aprovação do júri, com louvor e distinção - foi dedicada às técnicas de cirurgia endoscópica da coluna, desafios e resultados.

A endoscopia é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar hérnias discais, canais estenóticos e outras doenças degenerativas da coluna vertebral. Na investigação realizada para as provas de doutoramento, José Miguel Sousa abordou os desafios anatómicos associados à cirurgia endoscópica da coluna, especificamente no acesso por via transforaminal à coluna lombar e na realização de artrodese intersomática lombar assistida por endoscopia por via intraforaminal (iLIF).

Os trabalhos de investigação, que resultaram em várias publicações internacionais, incluíram:

  • Uma revisão sistemática da literatura e meta-análise sobre o estado da arte da técnica iLIF e comparação com a artrodese intersomática lombar por via transforaminal minimamente invasiva (MI-TLIF);
  • A avaliação imagiológica de 200 doentes (projeto realizado com a colaboração do radiologista Vasco Mascarenhas);
  • O desenvolvimento de uma nova técnica cirúrgica para a realização de iLIF no espaço discal L5S1, apresentando os resultados de estudos em cadáver e a experiência clínica inicial com esta técnica.

"No tratamento cirúrgico da patologia degenerativa discal lombar, o iLIF demonstrou, quando comparado com o MI-TLIF, menor perda de sangue intraoperatória, menor tempo de internamento, melhoria clínica significativa e altas taxas de fusão, sem diferença significativa nas taxas de complicações", explica José Miguel Sousa.

Os orientadores do doutoramento foram José Guimarães Consciência e João Gamelas, ambos da Nova Medical School.

Na foto em cima, o novo doutor e o júri: José Guimarães Consciência, Rui Duarte (Escola de Medicina da Universidade do Minho), Pedro Fernandes (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), José Miguel Sousa, Jaime Branco (da NOVA Medical School e presidente do júri), Nuno Neves (Faculdade de Medicina da Universidade de Porto) e Maximo Alberto Ulloa (Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha).