Governo do Estado do Ceará

02/02/2024 | Press release | Distributed by Public on 02/02/2024 10:29

SAP recebe visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão

SAP recebe visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão

2 de fevereiro de 2024 - 13:01 #Maranhão #policiais penais #SAP #Visita técnica

Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Ascom SAP - Fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) recebeu visita técnica de policiais penais da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão para conhecer a implementação e o uso das câmeras corporais usadas pelos servidores nas unidades do Estado, além do modelo gerencial do sistema prisional cearense.

O sistema penitenciário do Ceará foi o primeiro do Brasil no uso de câmeras corporais acopladas nos uniformes dos seus policiais penais como equipamento de segurança e transparência. No primeiro momento, o titular da Pasta, Mauro Albuquerque, se reuniu com a comitiva e demonstrou, em tempo real, a funcionalidade dos aparelhos dentro dos estabelecimentos penais, com transmissão de imagem, som e sistema de rádio.

Em outro momento, com a presença do coordenador de educação, Rodrigo Moraes, da coordenadora de inclusão social do preso e do egresso do Ceará, Cristiane Gadelha e do coordenador de alternativas penais, Elton Gurgel, ele apresentou o aspecto organizacional da secretaria, o modelo de gerenciamento das unidades prisionais, a rotina de trabalhos implementados com os policiais penais e os projetos de reinserção social das pessoas privadas de liberdade. Na ocasião, foram detalhados os protocolos de segurança, a padronização de medidas, as mudanças estruturais dos estabelecimentos penitenciários, os projetos de ressocialização dos internos como salas de aulas, espaços de cursos de capacitação profissional, artesanato, oficinas, as empresas instaladas e os procedimentos implementados no Ceará para melhorar o sistema carcerário do Estado.

A comitiva visitou a primeira Unidade Prisional de Segurança Máxima Estadual das regiões Norte e Nordeste. Além disso, também conheceram a Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), a Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho de Itaitinga (UPECT-Itaitinga), a Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba) e o canil do Núcleo de Operações com Cães do Grupo de Ações Penitenciárias. Os integrantes puderam conhecer, na prática, tudo que foi apresentado anteriormente pelos gestores da SAP.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a importância de compartilhar experiências com outros estados. "Foi muito enriquecedora a troca de informações com o Estado do Maranhão. O sistema prisional maranhense tem tido sucesso em várias frentes, mas o Ceará também tem muito para ensinar e agregar. Conseguimos compartilhar as boas práticas e conversar sobre elas. A experiência mútua vai tornar a implementação mais rápida e efetiva, trazendo grandes resultados para ambos. Estamos em constante processo de aprendizagem e a missão é avançar cada vez mais", disse.

O policial penal e diretor geral da secretaria de estado de administração penitenciária do Maranhão, João Francisco Rodrigues, parabeniza o sistema cearense. "O nosso principal objetivo era conhecer a utilização das câmaras corporais por parte dos agentes e acabou que o secretário Mauro ampliou essa visita e para nós foi muito proveitoso. Aprendemos muito sobre a rigidez da segurança nas unidades prisionais e dos grupamentos. É nítido a valorização do servidor e que, de fato, o Mauro dá total apoio aos profissionais. O Estado do Ceará não é só segurança. Eu estive aqui em 2019 e observei uma mudança completa. A atividade de humanização foi praticamente multiplicada em todas as unidades do Estado. Houve uma evolução na ressocialização em todo o sistema prisional. Observamos atentamente como vocês trabalham aqui, para que possamos voltar para lá com muitas ideias e também para tentar manter nosso padrão de serviço", conclui.

Voltar ao topo

Compartilhar