A Comissão Estadual dos Direitos das Pessoas Idosas da OAB-ES realizou na noite de terça-feira (16/12) o lançamento da cartilha dos Direitos das Pessoas Idosas e Prevenção de Crimes, na Casa OAB, em Vitória.
A cartilha foi realizada em parceria entre a Comissão Estadual dos Direitos das Pessoas Idosas da OAB-ES e a Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da PCES. O objetivo é informar sobre os direitos das pessoas idosas e orientar sobre como prevenir crimes e abusos, reforçando a dignidade humana. O material oferece dicas práticas para promover segurança e bem-estar.
Foi um momento de muita alegria e emoção para os advogados e advogadas que atuaram na Comissão durante o ano de 2024. Estiveram presentes a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão; a presidente da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-ES, Juliana Pimentel; a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, delegada Milena Gireli; o Asilo dos idosos, nas pessoas da Anette Musso e Sedeney Tavares e Gava, além da embaixadora do Asilo dos Idosos, a ex-senadora Luzia Toledo, dentre outras autoridades.
O lançamento foi prestigiado por conselheiros e conselheiras da OAB-ES, representantes da advocacia capixaba, da Polícia Civil, Sindicato Nacional dos Aposentados (SINDNAPI), Colégio Notarial do Brasil Espírito Santo, na pessoa do tabelião Rodrigo Reis, e da sociedade civil.
"Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão a todos pelo empenho, dedicação e compromisso demonstrados ao longo de todo o trabalho realizado nesta importante comissão. Cada ação, cada projeto e cada esforço contribuíram para a construção de um ambiente mais justo e digno para as pessoas idosas, um dos pilares essenciais para a formação de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. Agradeço imensamente pela colaboração, pela sensibilidade com que cada questão foi tratada e pelo esforço coletivo em promover os direitos das pessoas idosas com tanto zelo. A cartilha é um marco histórico e servirá para orientar as pessoas idosas e toda sociedade dos seus direitos e na prevenção de crimes e golpes", ressaltou a presidente da Comissão, Juliana Pimentel.
"Hoje, concluímos nosso trabalho com a entrega da tão aguardada cartilha sobre os direitos das pessoas idosas, que será distribuída para a sociedade. Esse material é fruto do comprometimento desta Comissão e da OAB-ES com a causa. Agradeço especialmente ao presidente Rizk, à Anabela, aos membros da comissão, aos apoiadores e patrocinadores da cartilha, à dra. Carla Fregona, dra. Rosemary de Paula, dr. Lauro Coimbra, à Delegacia Especializada da Pessoa Idosa, na pessoa da dra. Milena Gireli, ao Colégio Notarial do Brasil, ao Sindicato Nacional dos Aposentados, ao Asilo dos Idosos de Vitória, às Irmãs do Previdenciário, à Pimentel Miranda Advocacia, à dra. Flávia Oleare, à Margô e à equipe de comunicação e das comissões da OAB. Reitero que continuarei unida a vocês na causa em defesa dos direitos das pessoas idosas. Aproveito a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo", disse ainda.
"A cartilha de Direito das pessoas idosas e prevenção de crimes é uma iniciativa da OAB junto com a nossa Delegacia. É muito importante que a pessoa idosa tenha informações para sua proteção", afirmou a delegada Milena Girelli.
"Como médica geriatra é uma honra falar sobre a importância de uma avaliação geriatrica ampla na condução da saúde desta população que é tão vulnerável a golpes e crimes.
Gratidão a toda a comissão", afirmou a vice-presidente da Comissão e médica geriatra, Gabriela Bortolon.
Emocionada, a vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão parabenizou todo o trabalho da Comissão e a cartilha. "Parabenizo a doutora Juliana por toda a sua dedicação e o excelente trabalho de todos os membros da Comissão. Vocês trabalharam intensamente. E a cartilha é um excelente serviço para a sociedade civil, em especial, a pessoa idosa. Você sempre terá o meu apoio irrestrito para a proteção dos direitos dos idosos", afirmou Anabela Galvão
Clique aqui e confira a cartilha