10/22/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/22/2024 12:28
Ação conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) tornou o ambiente hospitalar leve e animado
Colaboradores, usuários e acompanhantes foram surpreendidos, na manhã da segunda-feira (21), pela visita festiva, acolhedora e cheia de carinho de seis cachorros do Clube Goldens Belém, que fizeram toda a diferença na rotina de quem estava presente na unidade hospitalar, adultos e crianças.
A ação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que tornou o ambiente hospitalar leve e animado, contagiando a todos. A visita ocorreu na área de Ambulatório do segundo andar do hospital e nas duas recepções. A ação faz parte da programação comemorativa em alusão aos 13 anos do HJB, festejado no último dia 3, e que se estenderá até o final deste mês.
[Link]Uma parada na visita para receber mais carinhoEntre os beneficiados pela ação de humanização, estava a família de Laíse Lima Nogueira, de 38 anos, que encontra-se em atendimento no Hospital Jean Bitar, onde realizará cirurgia bariátrica. Ela conta que este é um momento que foi muito aguardado e que o atendimento tem agradado. "Estou fazendo o acompanhamento e o atendimento tem sido muito maravilhoso. O HJB é nota 10", finalizou a professora, que estava acompanhada do marido e do filho de quatro anos. A família é de Capanema, nordeste paraense, que fica a mais de 160 km da capital do Estado.
O usuário Antônio Carlos Brito, de 49 anos, também participou do momento especial promovido pela equipe de humanização do HJB e elogia a iniciativa. "Eu achei uma iniciativa muito bonita, muito linda mesmo. Adorei! Tenho um animal de estimação e sinto muita falta. Essa foi uma oportunidade para matar um pouco a saudade dele", disse o morador do município de Bragança, distante mais de 200 km de Belém.
Com a mesma sensação de felicidade, Marília Eleres, uma das organizadoras do Clube de Goldens Retrievers, explica que o objetivo da parceria entre o grupo e hospitais que abraçam a ideia, que é levar paz, amor, empatia e salvar vidas, através do amor que os cães oferecem.
"Atualmente, o grupo de cães é composto por 258 membros, onde todos os donos e administradores do clube se ajudam mutuamente. Queremos levar paz e conforto aos que estão internados ou em atendimento nos hospitais. O amor salva! Não temos dúvida da contribuição que eles fazem, ajudando pessoas com depressão, que estão com a situação emocional fragilizada. Nós realizamos visitas em outras instituições e temos outros projetos também".
[Link]Usuários e acompanhantes aprovam iniciativa de humanizaçãoPara a presidente do GTH do Jean Bitar, Mabelle Palha, ações de humanização são essenciais na assistência aos pacientes. "Ajuda muito na saúde emocional, contribui no processo de hospitalização. Vê-los animados proporciona bem-estar e nos enche de esperança. Com certeza, esses usuários sairão daqui e lembrarão do momento vivenciado em nosso hospital".
Parceria- O "Clube de Goldens de Belém" é uma instituição parceira que disponibiliza serviços assistidos por animais (SAA), como mais uma alternativa de terapia dos pacientes. Os Goldens Retrievers são cães de pelagem longa, macia e dourada com tons que variam do creme ao castanho. Têm personalidade amigável, são afáveis, gentis e extremamente inteligentes com porte médio ou grande.
[Link]Usuário internado no HJB diz que tem cachorro e matou a saudade com a ação do Clube GoldensSegundo o Ministério da Saúde, a humanização é a valorização dos usuários, colaboradores e gestores no processo de produção de saúde, por meio da criação de vínculos solidários, da responsabilidade compartilhada e da participação coletiva nos processos de trabalho, objetivando a mudança na cultura da atenção aos pacientes.
Esta foi a primeira visita dos cães do Clube Goldens Belém no HJB. Para o diretor Executivo da unidade hospitalar, o administrador Hospitalar, Giovani Merenda, as parcerias são fundamentais, inclusive, para ações de humanização para usuários, acompanhantes e colaboradores.
"Quero agradecer aos membros do Clube Goldens Belém pela primeira ação de muitas ações que ainda vamos firmar. Ver a felicidade estampada nos rostos de todos que estavam na unidade nos enche de satisfação e a sensação de que estamos cumprindo nossa missão de proporcionar a satisfação de nossos usuários, garantindo assistência segura, de qualidade e humanizada. Gratidão a todos os envolvidos!", destacou.
[Link]Familia elogia a iniciativa e participa da ação de humaização no HJBO Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço: O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto: Vera Rojas