Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

07/02/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/02/2024 16:23

Ministério lança programa de formação de Agentes Educadores Populares de Saúde

Notícias

AGPOP SUS

Ministério lança programa de formação de Agentes Educadores Populares de Saúde

Onze mil voluntários serão qualificados até o final de 2025. Mais de 500 turmas já foram inscritas para este ano

Com o objetivo de fortalecer a participação popular em saúde e ações da sociedade em defesa do SUS, o Ministério da Saúde lançou o Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadoras Populares de Saúde (AgPopSUS), que formará, até o final de 2025, 11 mil agentes. "É hora de resgatar e fortalecer os saberes populares, demarcando a educação popular como método prático de formação e cuidado. As políticas públicas do governo Lula vão dar sustentabilidade às ações da sociedade, reforçando o protagonismo social", afirma a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O programa é uma iniciativa do governo federal, realizada pelo Ministério da Saúde por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e de Atenção Primária em Saúde (Saps), em parceria com movimentos sociais populares. O curso é ofertado pela Fiocruz e pela Escola Politécnica Joaquim Venâncio. "O AgPopSUS é um programa que fortalece a participação social, um dos princípios do SUS, além de reconhecer as ações de educação popular em saúde desenvolvidas durante a pandemia de covid-19", explica a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto.

Com o lançamento do programa, a pasta busca retomar a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), instituída em 2013, mas descontinuada nos últimos governos.

Agentes populares

Os agentes de educação popular são pessoas voluntárias que colaboram com a saúde e o fortalecimento do SUS por meio de várias frentes de ações. Eles conhecem as demandas e necessidades da comunidade no que diz respeito às condições de saúde, acesso à alimentação e água, trabalho, renda, transporte, saneamento, rede do SUS, e condições de moradia.

Os voluntários mobilizam e organizam a comunidade onde vivem para garantir direitos sociais, além de auxiliar nas iniciativas de combate à fome, como bancos populares de alimentos, hortas agroecológicas no campo e na cidade e cozinhas solidárias. Os agentes têm mais um desafio: consolidar conselhos locais de saúde para fortalecer a participação social na construção do SUS em seus territórios.

Mais de 500 turmas

Cerca de 550 turmas de agentes de educação popular já foram fechadas em todos os estados e as aulas iniciam no segundo semestre.

Os conteúdos da formação passam pela história dos agentes populares, papel dos educadores e dos agentes de educação popular, concepção de educação popular, planejamento de ações de controle social e participação no SUS de seus territórios, além de solidariedade ativa.

Saiba mais sobre o AgPopSUS

Números do AgPopSUS:

  • 550 turmas inscritas em todos os estados para 2024
  • 180 movimentos sociais populares inscritos
  • 11 mil agentes de educação popular formados até 2025

Vanessa Rodrigues
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária