Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

07/02/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/02/2024 13:56

Ministra Nísia participa de caminhada pelos 201 anos da Independência da Bahia

Notícias

2 DE JULHO

Ministra Nísia participa de caminhada pelos 201 anos da Independência da Bahia

Acompanhada do presidente Lula e da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a gestora do Ministério da Saúde participou da comemoração e seguiu para agenda em Recife

Nesta terça-feira, 2 de julho, as ruas de Salvador foram tomadas pela comemoração dos 201 anos da Independência da Bahia. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou de uma caminhada ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que exaltou a força dos movimentos populares. Após o compromisso, Nísia e Lula seguiram para Recife (PE) para realizar o anúncio de entregas na região.

O dia 2 de julho de 1823 foi marcado pela resistência do povo ao expulsarem as tropas portuguesas que resistiam à independência do Brasil, declarada no ano anterior por Dom Pedro II. Para Lula, a data tem o mesmo peso que o 7 de setembro, celebrado e relembrado todos os anos no território nacional.

"A nossa independência foi um acordo feito entre a elite que governava o Brasil naquela época e transformaram aquilo na data oficial, mas a verdadeira independência se deu aqui na Bahia. Foi aqui que o povo foi para a rua defender a expulsão dos portugueses e a ascensão dos brasileiros, dos negros, dos indígenas, das pessoas que moravam na Bahia", afirmou o presidente.

Ações na Bahia

Ontem (1º), Nísia e Lula anunciaram, na capital baiana, a abertura de mais 3,1 mil oportunidades para o Programa Mais Médicos. A novidade deste ciclo é que o governo federal vai disponibilizar vagas no regime de cotas para pessoas com deficiência e grupos étnico- raciais, como negros, quilombolas e indígenas. Com o incremento de profissionais na rede pública de saúde, mais de 10,6 milhões de brasileiros serão beneficiados.

Também foram anunciadas a construção de três policlínicas por meio do Novo PAC - Eixo Saúde. As cidades contempladas são Camaçari, Remanso e Itapetinga, somando investimento de R$ 90 milhões nas três unidades, que vão contar com consultas presenciais, teleconsultas em diferentes especialidades e serviços de diagnóstico e terapia em nível ambulatorial.

Ana Freire
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária