Bolsa de Valores de Cabo Verde

06/20/2024 | Press release | Archived content

3ª edição do Cabo Verde Investment Forum- CVIF Sal 2024

3ª edição do Cabo Verde Investment Forum- CVIF Sal 2024

A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), representada pela Administradora Executiva, Dra. Júlia Santos da Cruz, teve o prazer de participar na 3ª edição do Cabo Verde Investment Forum- CVIF Sal 2024, nos dias 12 e 13 de junho, promovida pelo Governo de Cabo Verde, sob a organização da Cabo Verde TradeInvest (CVTI), com o objetivo de apresentar as oportunidades de investimento no país e reforçar os investimentos do sector privado na economia cabo-verdiana, mediante intermediação e facilitação do acesso dos empresários e promotores nacionais aos mercados de capitais nacionais e internacionais.
Nesta edição, a Administradora Executiva, Dra. Júlia Santos da Cruz, participou como oradora no dia 13 de junho, no Painel "Ecossistema de Financiamento", a par de outros atores do mercado financeiro nacional e internacional, e que teve como "Chair", a Sra. Secretária de Estado do Fomento Empresarial, Dra. Adalgisa Barbosa Vaz. Durante o painel, foi apresentado o papel da Bolsa nesse ecossistema no âmbito da sua missão de "Servir a Economia real e apoiar o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, oferecendo alternativas de financiamento e investimento, em condições favoráveis a emitentes e investidores através da intermediação financeira".
Neste sentido, foram apresentados os instrumentos financeiros disponíveis e em desenvolvimento na BVC, os quais podem ser utilizados como alternativas de financiamento e investimento. Foi ainda destacado, o grande contributo daBVC, para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, através da plataforma Blu-X, atendendo o financiamento de empresas e projetos com impacto positivo nos aspetos ambientais, sociais e de governança (ESG). Foi, ainda, dado a conhecer o projeto Diaspora bond, um instrumento em desenvolvimento e em fase de formalização legal, para atrair a aplicação de poupança pelo cidadão nacional residente no exterior, com vista ao financiamento de projetos de qualquer entidade (pública ou privada) de forma ativa, com impacto na Economia.
Ademais, durante os dois dias do fórum, a BVC realizou diversos encontros personalizados com investidores e parceiros, com grandes potencialidades de financiamento através do Mercado de Capitais, com vista à implementação de projetos catalíticos que conduzam ao crescimento económico, sustentável e à criação de empregos em Cabo Verde.