Governo do Estado do Ceará

06/14/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/14/2024 08:33

Casa do Cidadão da Alece passa a contar com apoio de Sala Sensorial

Casa do Cidadão da Alece passa a contar com apoio de Sala Sensorial

14 de junho de 2024 - 11:26 #Alece #casa do cidadão #sala sensorial #SPS

Carolina Parente - Ascom SPS- Texto
Mariana Parente - Foto

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social (SPS), deram um passo importante rumo à inclusão social nesta quinta-feira (13). Às 9h, no Anexo III da Alece, foi inaugurada a Sala Sensorial, um espaço dedicado ao acolhimento de pessoas que enfrentam desorganização sensorial durante o processo de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Casa do Cidadão.

Muito comum em portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Síndrome de Down, a 'desorganização sensorial' ocorre quando há dificuldade de processamento de informações que chegam ao cérebro através dos sentidos. Isso pode resultar em estresse extremo a estímulos ambientais, como claridade excessiva, ruídos altos ou toques inesperados. Indivíduos com essa característica podem sentir-se sobrecarregados em ambientes considerados normais para as demais pessoas.

Pensada para proporcionar tranquilidade e conforto, a Sala Sensorial é um ambiente feito especialmente para quem necessita de um atendimento mais cuidadoso e sensível. A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, destacou a importância deste novo espaço: "A criação da Sala Sensorial é um marco na nossa trajetória de inclusão social rumo a uma sociedade que abraça as diferenças. Queremos que todas as pessoas, independentemente de suas condições, sintam-se acolhidas e respeitadas em seus direitos", destacou.

Projetada para tornar o atendimento mais inclusivo, a sala conta com uma equipe de profissionais especializados do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi). O Ciadi é um órgão da Alece dedicado ao acompanhamento de crianças e jovens com autismo e síndrome de Down. "Nossa equipe está preparada para oferecer suporte e orientação, garantindo que cada pessoa receba o cuidado necessário para um atendimento tranquilo e respeitoso", acrescentou o deputado Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

A secretária Onélia Santana reforçou o avanço que a Sala Sensorial traz para o atendimento oferecido pela Casa do Cidadão da Alece. "Estamos comprometidos em criar um ambiente onde todos se sintam seguros e apoiados. A inclusão é um valor fundamental que norteia nossas ações", concluiu Onélia Santana.

De janeiro a maio deste ano, a Casa do Cidadão da Alece efetuou 31.191 atendimentos e emitiu 4.775 Carteiras Nacionais de Identificação (CIN). Além destes números, as Casas do Cidadão de todo o Estado já realizaram mais de 244.881 atendimentos e emitiram mais de 33.226 Carteiras Nacionais de Identificação (CIN).


Serviço

Local: Sala Sensorial
Endereço:Anexo III da Alece, sala 307. Avenida Pontes Vieira, 2348 - Dionísio Torres

Voltar ao topo

Compartilhar