Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

06/26/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/26/2024 16:40

Saúde promove live para sanar dúvidas sobre o Censo Nacional das UBS

Notícias

CENSO

Saúde promove live para sanar dúvidas sobre o Censo Nacional das UBS

Transmissão será nesta quinta (27), às 17 horas, no canal da Associação Brasileira de Saúde Coletiva no Youtube

Nesta quinta-feira (27), gestores estaduais e municipais poderão interagir e tirar dúvidas sobre o censo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com o tema "Tudo o que gestor precisa saber sobre o Censo Nacional das UBS: perguntas e respostas", a live será promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio da rede de pesquisa em atenção primária de saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A live começa às 17hs, e será transmitida pela TV Abrasco, no Youtube.

Sobre o censo

O Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde tem como objetivo principal aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e fortalecer os programas de investimento da atenção primária, garantindo que as necessidades dos usuários sejam plenamente atendidas.

O censo visa identificar as demandas e desafios enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores das UBSs e gestores locais, e orientar soluções para os principais gargalos que impedem o acesso, a qualidade e a integralidade dos serviços prestados na APS.

A proposta é coletar dados referentes à composição das equipes, às condições de infraestrutura, à saúde digital, ao acesso a métodos diagnósticos e medicamentos e à promoção da saúde por meio de ações intersetoriais e comunitárias.

Retomada

O último censo das UBS foi realizado ainda em 2012 por meio do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Após 12 anos, o Ministério da Saúde, em parceria com os conselhos Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Abrasco, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Rede APS) e representantes da comunidade acadêmica, volta a fazer uma avaliação nacional de 100% das unidades de saúde.

A análise será baseada no diagnóstico de infraestrutura, equipamentos, tecnologia e oferta de ações e serviços nas UBSs. Uma pesquisa como essa retoma internamente a cultura de avaliação, integrando as áreas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e do ministério como um todo. Serão considerados aspectos que envolvem a atenção especializada, a saúde indígena, a área de vigilância e a saúde digital.

Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária