IDB - Inter-American Development Bank

10/28/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/28/2024 09:48

BID amplia apoio a atração de investimentos no Brasil com novas parcerias com MDIC e Apex

São Paulo - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou, durante a 7ª edição do Fórum Brasil de Investimentos (BIF), em São Paulo, duas iniciativas focadas na atração de investimentos para o país. Uma declaração foi assinada com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) para simplificar e desburocratizar o processo regulatório para investimentos no Brasil. E. com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), avançaremos em uma ação voltada para os estados.

O gerente do BID para o Cone Sul, Morgan Doyle e o vice-presidente da República e ministro Geraldo Alckmin anunciaram que as duas instituições concordam em trabalhar conjuntamente para criar uma plataforma unificada que facilite o processo regulatório para investimentos no Brasil. O objetivo é utilizar tecnologia de ponta para centralizar o acesso a informações, envio de documentos e outros trâmites, tornando-se um único ponto de contato do setor privado com diferentes órgãos do governo federal.

O caminho até esse modelo passará pelo mapeamento e redesenho de processos, com o objetivo de identificar gargalos, eliminar etapas quando possível e aumentar a coordenação entre diferentes entidades. Como resultado, esse novo modelo também deverá reduzir custos e o tempo de tramitação de processos no Governo Federal, além de proporcionar maior transparência e previsibilidade para o investidor.

O Banco vai colaborar com sua ampla experiência em iniciativas semelhantes que estão sendo desenvolvidas em países da região como Costa Rica, Colômbia e Equador, entre outros, nas quais foi possível verificar uma redução no tempo médio de trâmite de processos entre 50% e 98%.

A disposição do BID e do MDIC em direcionar esforços para facilitar o processo de investimento no Brasil se conecta com outra parceria iniciada em 2023 e dedicada a fortalecer e agilizar o comércio internacional e a integração econômica do país. O Banco tem apoiado a migração do processo de importações para o Portal Único de Comércio Exterior, que deve ser concluída no final de 2025.

"O Brasil abriga oportunidades de investimento relevantes, inclusive do ponto de vista da contribuição com alto impacto positivo para desafios globais como a transição energética e a segurança alimentar. Tornar mais eficiente o caminho até a efetivação desse investimento é o objetivo dessa nossa parceria com o MIDC. O guichê único representa a ponta de um amplo trabalho de aperfeiçoamento de estruturas, para torná-las mais modernas, melhorando o serviço oferecido ao setor privado e trazendo ganhos significativos para o país", afirma Morgan Doyle.

Apoio aos estados

O gerente de Cone Sul do BID também assinou uma carta de intenções com Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, estabelecendo a cooperação que vai ajudar os governos estaduais a melhorarem sua capacidade de atrair investidores internacionais para seus projetos.

O apoio aos estados se dará a partir de dois eixos principais. Um deles está direcionado à preparação do estado para atrair capital externo, incluindo a análise de aspectos como disponibilidade de recursos e qualificação das equipes envolvidas nesta área, até o mapeamento dos projetos existentes, com prioridade para aqueles que contribuam para adaptar e mitigar os efeitos do clima e acelerar a transformação ecológica do país.

O segundo eixo será dedicado à promoção dos projetos, o que deverá envolver a identificação de potenciais investidores e a conexão dos estados com os investidores em roadshows, missões de outreach, matchmaking e participação em feiras e eventos, tanto no Brasil como em outros países.

"Com a assinatura desse acordo, o BID e a ApexBrasil ampliam e aprofundam sua atuação no desenvolvimento de capacidades nos estados para que possam atingir todo seu potencial na atração de investimentos estrangeiros, o que traz diversos impactos positivos na geração de emprego e renda e no desenvolvimento local", disse Doyle.

As ações de promoção do portfólio de projetos dos estados contemplados devem envolver também o próprio Fórum Brasil de Investimentos, uma parceria longeva entre o Governo Federal, o BID e a ApexBrasil, que desde sua primeira edição oferece treinamento sobre metodologias para atração de capital internacional a representantes de agências e secretarias estaduais.