Delegation of the European Union to Georgia

06/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/27/2024 12:11

União Europeia, Brasil e outros 15 países da América Latina discutem propostas alternativas à economia ilegal das drogas.

Workshop inter-regional com agências de combate às drogas da América Latina e do Caribe, acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho em Brasília.

União Europeia, Brasil e outros 15 países da América Latina discutem propostas alternativas à economia ilegal das drogas.
Workshop inter-regional com agências de combate às drogas da América Latina e do Caribe, acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho em Brasília.

Brasília, 26 de junho de 2024.
Em resposta ao problema global das drogas, o Governo do Brasil e a União Europeia vêm colaborando há anos por meio do Programa COPOLAD III, que busca fomentar o diálogo técnico e políticas públicas baseadas em evidências e alinhadas aos direitos humanos, à segurança da cidadania e à saúde humana.
No âmbito desse programa, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos do Brasil e da União Europeia, é que acontece, nos dias 26, 27 e 28 de junho, o Fórum Intrarregional sobre Desenvolvimento Alternativo aos cultivos e atividades de drogas.
O encontro servirá para apresentar o Guia de Inovação em Desenvolvimento Alternativo, a ser publicado em breve, e oferecerá oportunidades de aprendizado e intercâmbio sobre as melhores práticas e inovações recentes. As sessões incluirão novas abordagens para o desenvolvimento alternativo na América Latina e no Caribe. Isso envolve a abordagem das necessidades específicas das comunidades indígenas e a busca de avanços estratégicos com uma abordagem étnica.
O espaço de boas práticas incluirá, ainda, algumas das propostas brasileiras, como o "Corra pro Abraço" e o "Espaço Normal", bem como a campanha equatoriana "No pressure, no fun" e o Laboratório de Inovação Urbana do Uruguai.
Além disso, serão feitas apresentações sobre o nexo entre crime e drogas na Amazônia, bem como a respeito do Estudo sobre Drogas e Meio Ambiente, promovido pelo COPOLAD III. Por fim, as experiências em territórios indígenas serão analisadas pelo Peru, pelo Brasil, bem como pelas próprias comunidades indígenas que estarão presentes no evento, que será concluído com propostas de linhas de trabalho nessa área pelos países da região.
Para maiores informações, favor contatar:
Pablo Lage.
+34695110443
[email protected]

Christoph OVERSOHL - Press Officer
Delegação da União Europeia
Telefone: +55 (61) 2104-3122 | [email protected]
O COPOLAD III é um programa de cooperação internacional que promove o diálogo técnico e a cooperação birregional entre a União Europeia e os países da América Latina e do Caribe sobre políticas públicas em matéria de drogas. Financiado pela União Europeia, o programa é coordenado pela Fundación Internacional Iberoamericana de Políticas y Administraciones Públicas (FIIAPP), em consórcio com a Organización Internacional Italo-Latinoamericana (IILA), e parcerias com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT).