Luz Saúde SA

09/11/2024 | Press release | Distributed by Public on 09/11/2024 10:46

Medicina desportiva foi tema de conversa na Feira do Livro do Porto

Hospital da Luz Arrábida promoveu debate animado sobre a importância da Medicina Desportiva no desporto de alta competição.

A Feira do Livro do Porto, que decorreu entre 23 de agosto e 8 de setembro, foi palco de uma intensa agenda de eventos culturais e também de sessões de debate, as 'Conversas entre livros'. No último dia, ao final da tarde, o jornalista da RTP Carlos Daniel moderou um painel de especialistas que discutiram a importância da "Medicina no desporto de alta competição", entre os quais profissionais do Centro de Medicina Desportiva do Hospital da Luz Arrábida.

O espaço reservado à sessão esteve sempre cheio de visitantes que acompanharam com interesse os argumentos de Paulo Colaço, professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e o relato na primeira pessoa feito por Miguel Queirós, atleta do FC Porto e da Seleção Nacional de Basquetebol. Coube a Diogo Diase Marco Oliveira, médicos de Medicina Desportiva e Cardiologia, respetivamente, e a Joana Cerqueira, coach desportiva, todos do Hospital da Luz Arrábida, explicar a importância das suas áreas para a saúde, o rendimento e alta performance dos atletas.

Esta foi também uma oportunidade para lembrar que também todos os outros desportistas, ou seja, os que fazem desporto ou exercício físico apenas por lazer, devem ser avaliados regularmente por um médico de medicina desportiva e fazer os exames recomendados.

Foi a pensar em todo o tipo de atletas - adultos e crianças, pessoas saudáveis ou com doenças, desportistas de lazer ou profissionais - que o Hospital da Luz Arrábida criou, há dois anos, o seu Centro de Medicina Desportiva, com uma equipa de profissionais de várias especialidades. A avaliação médica prévia é indicada para todos os que se propõem iniciar ou continuar uma atividade desportiva: o médico de medicina desportiva avalia a condição geral de saúde, o histórico de doenças e/ou lesões e o tipo de atividade física a realizar. Já o coaching desportivo é uma ferramenta de desenvolvimento humano e serve para ensinar cada pessoa a chegar ao seu potencial máximo, a descobrir mais sobre si mesmo, a desafiar-se e a melhorar o seu desempenho.

Conheça o nosso Centro de Medicina Desportiva.

Na foto em cima, Diogo Dias, Miguel Queirós, Carlos Daniel, Joana Cerqueira, Marcos Oliveira e Paulo Colaço