FAO Representation in Brazil

09/06/2024 | News release | Archived content

FAO Brasil participa de diálogo com cidades da América Latina sobre políticas alimentares urbanas

06/09/2024

Nessa quarta-feira (4), representantes de prefeituras de diversas cidades da América Latina participaram do primeiro webinar organizado em parceria entre a Mercocidades e o Pacto de Milão sobre Política Alimentares Urbanas (MUFPP). O Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Jorge Meza, integrou a agenda do evento para apresentar o potencial das políticas alimentares urbanas na América Latina.

Até 2050, quase 70% da população mundial viverá em cidades, que concentrarão o consumo de alimentos. Considerando que em países de baixa renda os gastos com alimentação nas zonas urbanas podem chegar a 2/3 do gasto total das famílias, esse tema é crucial na agenda política dos governos municipais.

Além da preocupação com a subalimentação há preocupação com o crescente consumo de ultraprocessados, no meio urbano. Em 2022, 35,4% da população mundial não tinha acesso a uma dieta saudável, o que representa cerca de 2,8 bilhões de pessoas. Na América Latina e Caribe, esse percentual foi de 27,7%, ou seja, 183 milhões de pessoas.

Nesse contexto, Meza ressaltou a necessidade de fortalecer os sistemas alimentares locais, promovendo a produção de alimentos saudáveis e acessíveis. "Os sistemas alimentares no contexto de um mundo em urbanização exigem soluções locais inovadoras, construídas de forma participativa. Um sistema alimentar sustentável tem expressão tanto no urbano quanto no rural, e os canais de comercialização atacadista são cruciais para conectar esses mundos", ressaltou.

Além do representante da FAO, o seminário contou com a participação de especialistas e representantes de cidades que já aderiram ao Pacto de Milão, como Rosário (Argentina) e Belo Horizonte (Brasil), os quais compartilharam suas experiências e desafios. A série de encontros virtuais visa fortalecer a implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional na região, estimulando a troca de experiências e o aprendizado entre as cidades membros da Mercocidades.