Government of the Republic of Angola

03/14/2023 | Press release | Distributed by Public on 03/14/2023 13:55

Verbas para reabilitação do troço Caiundo/Anhaca autorizadas pelo Executivo

Um despacho do Presidente da República, João Lourenço, autoriza verbas para a reabilitação da Estrada Nacional - EN 372, troço Caiundo/Anhaca, que liga as províncias do Cuando Cubango e Cunene, com uma extensão de 218,48 quilómetros.

Trata-se de uma despesa no valor global de 262.101.871,89 (duzentos e sessenta e dois milhões, cento e um mil, oitocentos e setenta e um dólares e oitenta e nove cêntimos), de acordo com o Despacho Presidencial n.º 44/23 de 10 de Março.

Do montante autorizado, 27.980.320,00 (vinte e sete milhões, novecentos e oitenta mil, trezentos e vinte dólares) vão ser direccionados para o custo de construção das pontes, 5.136.140,90 (cinco milhões, cento e trinta e seis mil, cento e quarenta dólares e noventa cêntimos) para o custo de tratamento das chanas.

Para as despesas de elaboração do Projecto Executivo foi disponibilizado 6.439.444,20 (seis milhões, quatrocentos e trinta e nove mil, quatrocentos e quarenta e quatro dólares e vinte cêntimos) e 3.462.354.205,90 (três mil, quatrocentos e sessenta e dois milhões, trezentos e cinquenta e quatro mil, duzentos e cinco kwanzas e noventa cêntimos) para o serviço de fiscalização da empreitada.

Ao Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação são delegadas competências, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a verificação da validade e legalidade de todos os actos praticados no âmbito do referido procedimento para a celebração dos correspondentes contratos, incluindo a assinatura dos mesmos.

O Despacho autoriza, igualmente, o Ministério das Finanças a assegurar os recursos financeiros necessários para a implementação dos referidos projectos.

A reabilitação deste troço, lê-se no diploma, é importante para as trocas comerciais entre a população dos municípios de Menongue e Cuanhama e, consequentemente, o desenvolvimento económico da região Sul-Leste do país.

Actualmente, a circulação rodoviária entre as localidades de Caiundo e Anhaca, numa extensão de 218,48 quilómetros, é muito deficiente e em alguns casos inexistente, principalmente em período de chuva devido ao acentuado estado de degradação da estrada em terra batida, causando insegurança aos seus utentes e meios, e o aumento do tempo de viagem entre as províncias do Cuando Cubango e Cunene.