Ministry of Tourism of the Federative Republic of Brazil

06/12/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/12/2024 13:10

No Dia dos Namorados, o MTur dá dicas de destinos românticos para conhecer com seu amor

Uma data marcada por flores, bombons, presentes e jantares românticos, mas para casais que curtem viajar, fazer tudo isso em um destino especial torna a data ainda mais inesquecível! Para comemorar mais um 12 de junho, Dia dos Namorados no Brasil, o MTur separou dicas dos destinos mais procurados por casais para curtir a data ao lado do "Mozão". Confira:

Monte Verde, Minas Gerais
Este destino mineiro é perfeito tanto para casais que querem tranquilidade e relaxamento quanto para aqueles que preferem aventuras radicais junto à natureza. Apesar de ser um destino pacato, o local oferece várias opções de passeios e esportes radicais, como rafting, tirolesa, arborismo e trilhas de quadriciclo. O local é conhecido por suas montanhas e ambientes verdes, com clima ameno e um ar europeu.

Campos do Jordão, São Paulo
Outro destino conhecido por seu clima ameno, onde a pedida é ficar juntinho em frente a uma lareira ou fogueira, tomando um vinho e curtindo um céu estrelado. A cidade é conhecida como a "Suíça brasileira", com uma arquitetura que dá um toque ainda mais aconchegante à viagem. Também há opções para casais mais aventureiros, como subir a Serra da Mantiqueira para apreciar a vista do pico de Itapeva. No fim da tarde, uma boa pedida é um passeio romântico no bondinho histórico de Campos do Jordão.

Bonito, Mato Grosso do Sul
Um local de paisagens exuberantes e cenários paradisíacos, perfeito para quem gosta de passear, mergulhar e descobrir a natureza. São inúmeros atrativos perfeitos para encher os olhos e o coração. Que tal desfrutar, com o seu par, as águas tranquilas de um balneário? Ou então aproveitar um banho revigorante em uma cachoeira? Também pode se aventurar em atividades emocionantes como boia-cross, descida de rapel ou tirolesa. Opções não faltam!

Gramado, Rio Grande do Sul
O clima frio da serra gaúcha encanta casais há gerações! Gramado é uma cidade romântica por si só. Um destaque é a gastronomia local, que inclui fondues, festival de chocolate e, claro, uma variedade de vinhos da própria região para brindar com seu par. Vale lembrar que, apesar dos desastres naturais recentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul, a estrutura turística da cidade não foi afetada e está pronta para receber turistas, ajudando a fomentar a economia local e a reconstruir o estado.

Jericoacoara, Ceará
Um dos destinos mais procurados nos últimos anos, possui praias com lindas vistas para o pôr do sol. Ao contrário dos demais destinos com clima ameno, Jeri é para quem gosta de turismo de sol e praia, sem perder o encanto da exuberância natural das paisagens. Para os casais que gostam de esportes radicais, há opções para praticar surf, windsurf, kitesurf e stand-up paddle.

Porto de Galinhas, Pernambuco
Para aquele casal que gosta mesmo é de agitação, Porto de Galinhas, em Pernambuco, pode ser a melhor pedida. As praias são belíssimas e formam uma paisagem exuberante. O destino também oferece ótima gastronomia e vida social durante a noite. Para os casais surfistas, esse pode ser o melhor destino. Há opções tanto para pegar ondas quanto para curtir piscinas naturais na região.

PROGRAMA CONHEÇA O BRASIL - O Ministério do Turismo, junto ao governo federal, dá uma ajudinha para os casais que gostam de "turistar" e conhecer destinos variados lado a lado. O MTur já lançou diversos programas que incentivam o brasileiro a conhecer o país dentro da iniciativa Conheça o Brasil.

O programa tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais, e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.

O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

Por Cláudia Bispo

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo