Government of Portugal

06/11/2024 | Press release | Archived content

Intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

2024-06-11 às 15h01

Intervenção do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

Escola Portuguesa de Luanda

10 de junho de 2024


É com muito gosto que estou aqui hoje em Luanda, em representação do Governo português, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O ano de 2024 marca duas efemérides da maior importância para a História de Portugal e para a história da sua relação com o Mundo.

Celebramos os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, o maior génio da literatura portuguesa.

E celebramos os 50 anos do 25 de Abril de 1974, isto é, os 50 anos da nossa Democracia.

Portugal é o resultado de uma estratégia política de independência em relação a Espanha, que se manteve consistente durante quase 900 anos. A garantia da independência de Portugal exigiu muitos recursos - veja-se a magnífica linha de defesa de castelos e fortalezas ao longo de toda a fronteira terrestre com Espanha - e condicionou a forma como nos relacionamos com o Mundo.

A ligação de Portugal ao Atlântico fez parte da estratégia para a preservação da independência em relação a Espanha. Essa estratégia levou-nos a explorar o Atlântico e a conhecer outros Oceanos e o Mundo. Durante quase 5 séculos, Portugal, embora mantendo ligações à Europa, tinha como espaço privilegiado o Atlântico e também o Índico. Foi esta longa relação, que revestiu dimensões múltiplas, umas positivas, outras negativas, que criou o imenso espaço da Lusofonia.

Veja a intervenção na íntegra no ficheiro em anexo.

<_o3a_p>