IDB - Inter-American Development Bank

08/07/2024 | Press release | Distributed by Public on 08/08/2024 09:16

Nasce programa de financiamento para energia limpa comunitária com usos produtivos na América Latina e Caribe

O BID Lab, o laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), junto com o BID e a Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV na sigla em alemão), lançou o LAC E-Coop, um programa que procura promover o acesso a fontes de energia limpa para atividades produtivas em organizações rurais por meio de serviços financeiros e capacitação.

O projeto é executado pela DGRV e é uma associação com a Aliança Global de Energia para as Pessoas e o Planeta (GEAPP na sigla em inglês) e o Clean Tech Fund. É uma aposta em modelos inovadores que abordem tanto a mitigação da mudança climática como a descarbonização de cadeias produtivas em áreas rurais, promovendo o acesso a fontes de energia limpa.

Para isso, procurará incentivar os fornecedores locais a adotar tecnologias de geração de energia verde e a testar e implementar projetos energéticos comunitários. O projeto também promoverá o desenvolvimento de linhas de crédito verde por parte de Cooperativas de Poupança e Crédito (CPC) do Brasil, Colômbia, El Salvador, Honduras, México e Peru, adaptadas para atividades produtivas e beneficiários rurais.

Cerca de 73,5 milhões de pessoas residem em áreas rurais desses países e concentram altas taxas de pobreza e vulnerabilidade econômica. Sua receita depende em grande medida de atividades agropecuárias e de cadeias de abastecimento de alimentos que sofrem com um acesso limitado a eletricidade e energia de qualidade.

O LAC E-Coop impactará diretamente pequenos produtores de baixa renda, que instalarão tecnologias de energia limpa para maquinaria operacional no processamento de alimentos, irrigação de plantações, refrigeração de produtos ou bombeamento de água, entre outras atividades produtivas. Cerca de 2.300 produtores de baixa renda, vinculados a 46 organizações de produtores rurais, serão diretamente beneficiados com este projeto e, indiretamente, outras 8.800 pessoas. O foco será em organizações de economia solidária e se buscará aumentar a participação das mulheres, criando oportunidades para a geração de renda.

O projeto testará também o desenvolvimento de outros projetos piloto em zonas remotas, procurando atender às necessidades energéticas de áreas sem acesso à rede elétrica.

O LAC E-Coop nasce com vocação para ser escalável a partir da transferência metodológica de ferramentas já desenvolvidas, da experiência adquirida pelas CPC durante a execução e da divulgação das aprendizagens obtidas.

"A transição energética de associações de pequenos produtores envia um sinal importante aos mercados. A descarbonização é tarefa de todos e, no BID Lab, temos o firme compromisso de impulsionar modelos inovadores como este programa, que permitirá obter avanços na mitigação da mudança climática vinculando as organizações e produtores rurais", disse César Buenadicha, chefe da unidade de Discovery do BID Lab.

"Na GEAPP, estamos entusiasmados por trabalhar com o BID Lab e a DGRV e mostrar nosso compromisso com a melhora da qualidade de vida por meio do acesso a energia limpa, confiável e econômica. Entendemos o papel fundamental que desempenham as organizações comunitárias na formulação de projetos energéticos e em sua sustentabilidade no longo prazo. Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para trabalhar em conjunto com essas organizações, garantindo que as soluções sejam adaptadas às necessidades específicas das comunidades rurais e dos agricultores a fim de obter o maior impacto possível", afirmou Isabel Beltrán, diretora para a América Latina e o Caribe da GEAPP.

Para mais informações, contatar [email protected]