FAO Representation in Brazil

10/08/2024 | News release | Archived content

FAO reforça seu compromisso no quinto aniversário da Década da Agricultura Familiar

08/10/2024

No contexto da comemoração dos cinco anos da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar, especialistas de instituições regionais, governos e da sociedade civil se reuniram para compartilhar experiências, reflexões e abordar os desafios para fortalecer as famílias agricultoras da região.

Santiago do Chile - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Secretaria Executiva do Conselho Agropecuário Centro-Americano do Sistema de Integração Centro-Americana (SECAC/SICA) e a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do MERCOSUL (REAF/MERCOSUL) se reuniram para compartilhar experiências e avaliar os avanços no âmbito da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar na América Latina e Caribe. Além disso, foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso dos países em continuar promovendo este setor-chave na região.

O evento, que foi realizado de forma virtual, contou com a participação de destacados especialistas da SECAC/SICA, REAF/MERCOSUL, dos governos da República Dominicana e Uruguai, e de associações vinculadas à agricultura familiar, que refletiram sobre como as políticas públicas e iniciativas regionais têm apoiado o desenvolvimento da agricultura familiar e como enfrentar os desafios ainda pendentes nos próximos cinco anos da década.

Mario Lubetkin, diretor-geral adjunto e representante regional da FAO para a América Latina e Caribe, deu as boas-vindas ao espaço e destacou as ações que colocaram a região como referência nesse tema.

"Com a aprovação dos Planos Nacionais, a América Latina e o Caribe se posicionaram como uma voz ativa no desenvolvimento de estratégias regionais. Isso permitiu a criação de soluções participativas e inovadoras que fortalecem a Agricultura Familiar em suas dimensões social, econômica e ambiental", enfatizou.

Ele também fez um apelo para intensificar os esforços em busca de melhores oportunidades para as famílias agricultoras. "Mais do que nunca, devemos continuar trabalhando nesses temas, construindo bens regionais que permitam aos países avançar em uma agenda de transformação rural inclusiva, onde a agricultura familiar se estabeleça como um ator-chave", afirmou.

Por sua vez, Lucrecia Rodríguez, secretária executiva da SECAC, afirmou que a Década da Agricultura Familiar é um instrumento que foi apropriado pela instituição para alinhar as iniciativas que realizam, expressando que "embora ainda precisemos consolidar alguns instrumentos de política, isso não tem sido um impedimento para que as ações tenham uma orientação estratégica de médio e longo prazo", e reforçou o compromisso da secretaria com o desenvolvimento da agricultura familiar.

Enquanto isso, María Noel Salgado, representante da Aliança pela Soberania Alimentar dos Povos, indicou que um dos grandes desafios para a década da Agricultura Familiar é alcançar a transição para a agroecologia. "Acreditamos que aí está a chave para a sustentabilidade, a expansão, o crescimento, não apenas em termos de produção, mas também no que diz respeito à possibilidade de viver da produção", afirmou.

Por fim, Fernanda Maldonado, diretora-geral da Secretaria do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, disse que, apesar dos avanços, ainda há tarefas pendentes para fortalecer a agricultura familiar na região e que "somente construindo fortes alianças e diálogos produtivos, podemos traçar caminhos de esperança e respostas reais para todo o setor da agricultura familiar".

As conclusões deste encontro serão fundamentais para a identificação de novas estratégias que permitam alcançar os objetivos estabelecidos nos planos de ação para a implementação da Década da Agricultura Familiar e fortalecer o setor por meio de medidas diferenciadas que melhorem seu acesso a serviços financeiros e novos mercados.

Além disso, o evento serviu como prelúdio para o Fórum Global de Agricultura Familiar, que será realizado de 15 a 17 de outubro, em Roma, Itália, onde serão apresentadas as soluções e os avanços na promoção da agricultura familiar no mundo, em linha com o Plano de Ação Global da Década da Agricultura Familiar.

Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar

Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028), sublinhando o papel essencial da agricultura familiar na erradicação da fome, redução da pobreza e criação de sistemas alimentares sustentáveis.

Naquela ocasião, 448 representantes de governos, organizações civis, setor privado e instituições acadêmicas de 113 países concordaram em tomar medidas para promover e fortalecer a agricultura familiar.

Em agosto do mesmo ano, foi realizado o lançamento da década na América Latina e no Caribe, com a participação de 21 governos, representantes de organizações da sociedade civil, setor privado e academia, interessados em desenvolver o potencial transformador desse setor.