Governo do Estado do Pará

10/12/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/12/2024 21:08

Trasladação leva mais de 1,5 milhão de fiéis às ruas de Belém

CÍRIO 2024

Trasladação leva mais de 1,5 milhão de fiéis às ruas de Belém

Procissão que percorreu 3,7 quilômetros até à Igreja da Sé finalizou sem quaisquer prejuízos

Por Arthur Sobral (SECOM)
12/10/2024 23h43

Com ruas iluminadas e tomadas por fiéis, a Trasladação foi marcada por muita emoção e orações de devotos que acompanharam o percurso de 3,7 quilômetros do Colégio Gentil até a Igreja da Sé, em Belém, neste sábado (12). A "Procissão das Luzes", como é conhecida pelos fiéis é segunda maior romaria do Círio de Nazaré, atraindo mais de 1,5 milhão de pessoas, de acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A romaria iniciou às 17h58, logo após a tradicional missa realizada no Colégio Gentil Bittencourt. A multidão fez um acompanhamento caloroso da Berlinda com a imagem peregrina por mais de quatro horas de caminhada até a Catedral Metropolitana de Belém, chegando por volta das 23h05.

"Hoje é um dia que nós nos encontramos com Ela para dizer muito obrigado, mãe querida, e que Ela possa continuar com o seu manto a proteger a todos os paraenses, a todos os brasileiros, proteger o estado do Pará e proteger a Amazônia. Desejo a um Círio maravilhoso para todos nós, os paraenses, o nosso Natal, e que possamos reunir com muita paz, com muito amor, com muita fraternidade, com muita união, que possamos perdoar uns aos outros, que possamos valorizar aquilo que nos une e vivermos uma sociedade melhor e mais justa", afirmou o governador Helder Barbalho emocionado.

Sobre a quantidade de pessoas nas ruas, o chefe do executivo estadual se sentiu impactado com o volume de devotos no Círio Fluvial, moto romaria e Trasladação.

"Eu estou absolutamente impressionado! É a maior manifestação religiosa católica do mundo, a primeira vez que o presidente pode acompanhar pessoalmente esta manifestação. Tenho certeza de que no dia de hoje, seja na procissão fluvial, aqui na Trasladação e amanhã no Círio, ele levará a melhor imagem do povo do Pará, de um povo fraterno, de um povo carinhoso, de um povo acolhedor. E como presidente da República, é importante que ele possa estar aqui para conhecer um capítulo extraordinário do Brasil, um capítulo em que o Brasil mostra para o mundo a fé do catolicismo, mas além disto, a fé de um povo que respeita uns aos outros, independente de religião e valoriza o que nos une", concluiu Helder Barbalho.

Emoção - Lutando com câncer raro no rim, a estudante Gabriela Matias, de 26 anos, escolheu a Trasladação para agradecer a força e luta que empenha nesta batalha contra a doença, e depois pedir a benção por uma saúde mais firme para celebrar mais anos ao lado dos familiares queridos.

"Este ano é bem especial, porque eu estou pedindo pela minha cura do câncer, que eu fui diagnosticada em 2021. E eu tenho muita fé que eu já fui curada, já estou curada. E eu sei que para minha mãezinha nada é impossível. E é graças a ela que hoje eu estou aqui. E recentemente eu fiquei internada no hospital 40 dias, sendo 15 na UTI muito grave. E eu sei que tudo eu tenho propósito, e se hoje estou aqui é graças a ela"

Para Sabrina Monteiro, de 37 anos, estar na Trasladação deste ano é uma realização única, já que, como devota de Nossa Senhora de Nazaré e mora em Santarém, a presenta em Belém e tão perto da imagem peregrina é um sentimento de satisfação.

"Sou devota de Nossa Senhora e desde 2017 eu promovo um pequeno Círio para comunidade. E hoje, estando aqui, não me sinto digna desta oportunidade, digna que ficar tão perto assim. Eu agradeço muito", contou emocionada.

Segurança nas ruas

Para garantir a segurança e o monitoramento da Trasladação, segunda maior procissão do Círio de Nazaré, que percorre o trajeto 3,7 quilômetros, foram mobilizados 2.412 agentes de segurança integrados, na noite deste sábado, 12, dentro do planejamento da Operação Círio 2024, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Integrando as ações de segurança, nos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Móvel, o primeiro instalado na Av. Almirante Barroso e o móvel na Avenida Nazaré, esquina da Travessa Quintino Bocaiuva, os agentes de segurança monitoram, em tempo real, o movimento nas ruas por meio das mais de 60 câmeras da Segup distribuídas nas vias que fazem parte do cortejo, a fim de ter a visualização das ações e vias, e ainda, a tomada de decisão mais célere em caso de alguma intercorrência.