Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

07/06/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/06/2024 09:06

Ministério da Saúde anuncia 40 novos leitos para Caxias do Sul

Notícias

RIO GRANDE DO SUL

Ministério da Saúde anuncia 40 novos leitos para Caxias do Sul

Ampliação é parte das ações anunciadas pela ministra Nísia Trindade em assistência ao estado gaúcho após enchentes

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (5), a abertura de 40 novos leitos temporários no Hospital Geral de Caxias do Sul (RS), município a 126 km de Porto Alegre. Ao todo, serão 30 leitos clínico-gerais e 10 de UTI, com um aporte de R$ 17,9 milhões. A medida objetiva fortalecer a rede de assistência do estado, afetada por fortes chuvas e inundações que atingiram a região.

Atualmente, o Hospital Geral de Caxias do Sul atualmente atende mais de um milhão de habitantes de 49 municípios da região.

O secretário de Atenção Primária à Saúde e coordenador das ações assistenciais ao Rio Grande do Sul durante a emergência, Felipe Proenço, destacou que a ampliação auxiliará na restauração do acesso à saúde para a população gaúcha. "Os leitos serão fundamentais para a restauração das atividades no Rio Grande do Sul e dos serviços de saúde, atendendo à uma demanda da região, especialmente com o aumento das doenças respiratórias no inverno. Isso reflete o compromisso do Ministério da Saúde com o fortalecimento do SUS na região", declara.

Segundo ele, a expectativa do ministério é a "efetivação definitiva dos novos leitos no Hospital Geral de Caxias do Sul, garantindo maior disponibilidade hospitalar nos atendimentos".

Os novos leitos são parte das ações anunciadas pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em junho. Durante o evento, a ministra detalhou a expansão com 799 leitos - 679 clínicos e 120 pediátricos - além da entrega de 30 ambulâncias para reforçar a assistência no estado. Foram também anunciadas habilitações de serviços de hemodiálise, recursos para ações de vigilância em saúde e para custeio de serviços de média e alta complexidade.

No total, o governo federal liberou R$ 269,3 milhões, que serão custeados com recursos do crédito extraordinário oriundo da Medida Provisória de 11 de maio de 2024.

Igor Tarcízio
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária