Futebol Clube do Porto - Futebol SAD

06/29/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/29/2024 05:12

João Brandão assume o comando do FC Porto B

João Brandão é o homem escolhido para orientar o FC Porto B em 2024/25. Aos 41 anos, o treinador deixou a equipa técnica de Luís Castro no Al Nassr para rubricar um contrato válido até 2026 com o clube do qual é adepto e sócio desde o berço e que já representou durante uma década, em dois momentos distintos.

Criado em Miragaia, no coração da cidade do Porto, e filho do técnico de equipamentos Fernando Brandão - conhecido nos corredores do Dragão como Moreno -, um histórico colaborador do clube, o novo homem do leme dos bês azuis e brancos cedo começou a acompanhar o pai e a conhecer o balneário da equipa, onde privou com muitas referências, o que cimentou ainda mais o seu Portismo. Foi, por isso, com toda a naturalidade que se dedicou ao futebol.

A primeira ligação contratual ao FC Porto deu-se em 2005/06, quando assumiu o comando dos sub-15, e prolongou-se durante cinco temporadas, ainda que com passagens esporádicas pelo Padroense. Em 2011, João Brandão foi convidado por Pedro Emanuel para integrar a equipa técnica do plantel principal da Académica e deixou o Olival. Ao lado do antigo central, conquistou uma Taça de Portugal pelos estudantes antes de ambos se mudarem para Arouca.

Uma década após o primeiro contacto, deu-se o regresso ao CTFD PortoGaia. Escolhido para adjunto por Luís Castro, orientou a equipa na conquista do inédito título na segunda divisão nacional e comandou ainda os sub-19 - que com o técnico atingiram as meias-finais da Youth League - numa nova ligação ao clube do coração que durou cinco anos.

Ao lado de um homem que trabalhou durante mais de uma década no FC Porto e que orientou a equipa principal em 16 ocasiões, João Brandão arrecadou conhecimento e vários troféus internacionais. Em dois anos na Ucrânia, ao serviço do Shakhtar Donetsk, venceu uma Liga ucraniana; na curta experiência no Catar, ao comando do Al-Duhail, conquistou a Taça do Emir; em dois anos no Brasil, levou o Botafogo às meias-finais do campeonato carioca e deixou o clube muito perto do título nacional numa campanha extraordinária que chamou a atenção do Al Nassr, da Arábia Saudita.

Ao comando de Otávio, Alex Telles, Cristiano Ronaldo e companhia, o novo timoneiro do FC Porto B integrou a equipa técnica que conquistou a Taça dos Clubes Campeões Árabes, ficou em segundo lugar na Liga e na Taça do Rei e chegou aos quartos de final na Liga dos Campeões asiática.

João Brandão regressa agora ao FC Porto com a responsabilidade de orientar um plantel que terminou no décimo lugar da passada edição da segunda liga. Fascinado pelas componentes metodológicas do treino e pelas vertentes táticas e estratégicas do jogo, orientou vários atletas notáveis do clube de diversas gerações: numa primeira fase, treinou Ukra e Castro; mais tarde, comandou André Silva e José Sá e, mais recentemente, Diogo Costa, Fábio Vieira e Vitinha.

O Portismo autêntico do treinador, o seu histórico de trabalho realizado ao serviço do clube e a experiência que acumulou ao lado de grandes nomes em diversas ligas, aliados à forte ligação pessoal e profissional que desenvolveu com Vítor Bruno - com quem fez um curso de nível 3 - e o nível de exigência que partilham, trazem grandes certezas quanto ao futuro da equipa B do FC Porto. Para além das vitórias que conquistarão, muitos serão os jogadores que num futuro próximo poderão mostrar-se capazes de integrar os plantéis da equipa principal.