11/18/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/18/2024 08:26
A força-tarefa de limpeza das tubulações, bocas-de-lobo e poços de visita que compõem o sistema de drenagem de Porto Alegre continua nesta semana. As equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) cumprirão agenda entre segunda-feira, 18, e domingo, 24, em todas as regiões da cidade - tendo como foco as áreas afetadas pela enchente de maio.
Na Zona Norte, o roteiro inclui os bairros Sarandi (avenida Martins Bastos e ruas Jackson de Figueiredo, Vítor Cravo Teixeira), Farrapos (ruas Armando Amado Potrich, Caetano Palacino Camaratta, Coronel Luiz Riviello e Dona Teodora), Anchieta (rua Lenea Gaelzer e travessa Carlos Alberto Miler), Arquipélago (rua Nossa Sra. da Boa Viagem), Mário Quintana (rua Gilson Bandeira Valadão), São João (avenida Ceará) e São Geraldo (rua Moura Azevedo).
Já na área central, o serviço ocorrerá no Centro Histórico (avenida Júlio de Castilhos e rua Comendador Manoel Pereira) e bairros Praia de Belas (parque Marinha do Brasil e avenida Praia de Belas), Menino Deus e Floresta (vias afetadas pela enchente de maio). Nas zonas Sul e Leste, equipes permanecem mobilizadas no atendimento das demandas pendentes no Sistema 156. Os servidores trabalham das 8h30 às 17h, com uma hora de intervalo.
O cronograma pode sofrer alterações em caso de atendimentos de emergência, ou em decorrência de chuvas intensas.
Balanço - O Dmae atingiu, na última segunda-feira, a marca de 315 quilômetros de redes de drenagem restabelecidas desde a enchente. O total leva em consideração a área correspondente à mancha de inundação, onde foram afetados 500 quilômetros de estruturas. Desde junho, as equipes já atuaram em cerca de cinco mil bocas-de-lobo e mais de sete mil poços de visita. Ao todo, 20 equipes de limpeza trabalham concomitantemente em Porto Alegre.
Cristiano Vieira