11/06/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/06/2024 12:14
"O que aprendemos em tempos de calamidade?" é o tema central da 3ª Conferência da Comissão de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), que ocorre nesta quarta-feira, 6, no campus da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e reúne professores e servidores da rede municipal de educação. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
"Este é um espaço importantíssimo de conhecimento e troca de experiências sobre temas que nos impactam cotidianamente, sobretudo nesse período pós-calamidade. Com certeza os debates realizados aqui serão levados para nossas escolas, dando suporte às rotinas e realidades de cada uma", destacou a secretária-adjunta de Educação, Maria Eunice Viana Jotz, na abertura.
"Nesta edição estamos trabalhando os desafios surgidos neste ano em relação ao sócio emocional, na resolução de conflitos através da comunicação não violenta, vivências de círculos de construção de paz e a formação no programa Acesso Mais Seguro em comportamentos mais seguros", contou a coordenadora da Cipave, Célia Peres.
A programação da conferência no turno da manhã incluiu palestras sobre conflitos e emoções, e de comunicação não-violenta nas escolas, a apresentação de um balanço das atividades da Cipave ao longo de 2024 e de cases de práticas inspiradoras da rede municipal.
No turno da tarde ocorrem as palestras sobre Políticas Públicas e Prevenção à Violência Escolar, a respeito do Histórico de Práticas Preventivas à Violência nas Escolar, Mediação no Contexto Educativo e sobre o combate à violência racial nas escolas.
Cristiano Vieira