Governo do Estado do Pará

07/18/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/18/2024 09:58

Governo do Pará assina convênio com rede hoteleira de Castanhal com foco na COP 30

GOVERNO

Governo do Pará assina convênio com rede hoteleira de Castanhal com foco na COP 30

'Cidade Modelo' terá hotel voltado para turismo de negócios com verbas liberadas pelo Banco do Estado do Pará (Banpará)

Por Ingo Müller (SECOM)
18/07/2024 12h36

O governo do Estado assinou, nesta quinta-feira (18), um convênio com a iniciativa privada para a construção de um hotel da rede hoteleira Aliança para atender a demanda da COP 30, o encontro de líderes mundiais que irá debater mudanças climáticas em Belém durante o mês de novembro de 2025.

"Nós estamos prestes a receber a COP 30. O maior evento climático do nosso planeta será no nosso estado do Pará, na Amazônia, no Brasil. Estamos preparando as cidades para isso, e Castanhal, que já está qualificando sua mão de obra através do programa Capacita COP 30, poderá receber os visitantes aqui", disse a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP 30, Hana Ghassan.

Localização estratégica
Situada a 75 km da capital, Castanhal é considerada uma cidade estratégica para a realização do evento por conta da sua proximidade com Belém. O acordo firmado entre o governo e a iniciativa privada assegura recursos do Fungetur, um fundo do Ministério do Turismo liberado pelo Banpará para que empresários locais possam desenvolver seus negócios para a COP e ainda fortalecer o turismo de negócios na região.

"Eu sou cearense mas moro em Castanhal há 44 anos, e quero devolver para a sociedade um pouco do que recebi", disse Francisco Freire, proprietário do empreendimento. "Como hotel business a gente pretende trazer um diferencial, estamos comprando uma bandeira. A expectativa é que o hotel fique pronto em dez meses, a tempo da COP 30", detalha o empresário.

"Estamos fazendo um grande empreendimento em parceria com o Fungetur para a COP 30. O governo do estado e o Banpará estão financiando um hotel que vai ter aproximadamente 150 apartamentos e 50 vagas de garagem para quem quiser vir conhecer Castanhal", disse Ruth Mello, presidente do Banpará.