06/14/2024 | News release | Distributed by Public on 06/14/2024 12:53
A Petrobras emitiu Comunicado ao Mercado nessa sexta-feira, 14, informando os novos indicados que deverão compor a nova diretoria sob o comando da presidenta recém-empossada Magda Chambriard. Dentre eles, está Fernando Sabbi Melgarejo, que está atuando como diretor de Participações da Previ desde 2022 e deverá se aposentar do quadro funcional Banco do Brasil para assumir o cargo de diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores da petroleira.
Melgarejo tem 37 anos de conglomerado BB, dos quais dedicou cerca de 30 anos à área financeira. É formado em Ciências Econômica, pós-graduado em Negócios Internacionais e mestre em Economia de Empresas. Atualmente é conselheiro de Administração e integrante do Comitê de Auditoria da NeoEnergia, presidente do Conselho de Administração do grupo Litel e conselheiro curador da Fundação Banco do Brasil.
Foi também Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) da Previ e atuou no conselho de Administração da Invepar (2022-2023); no Comitê Financeiro da Cielo (2019 -2022) e Cateno (2016- 2019), no Conselheiro Deliberativo do instituto Economus (2020 - 2022) e Cassi (2008-2010), onde também atuou como membro do Conselho Fiscal, Comitê Financeiro e Coaud.
A indicação coroa uma carreira longeva em um dos maiores agentes do sistema financeiro nacional e credencia Melgarejo para o novo desafio. "Além de muito honrado com o convite, entendo que a indicação demonstra para o mercado a qualidade técnica do corpo funcional do Banco do Brasil e da Previ, que por muitas vezes qualificam e posteriormente alçam profissionais para grandes desafios nas maiores empresas do país".
Cabe destacar que para assumir de fato o novo cargo, o nome de Melgarejo deve transitar ainda por todas as instâncias de governança da Petrobras. Segundo o comunicado emitido pela companhia "As indicações serão submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, encaminhadas para apreciação do Comitê de Pessoas e, em seguida, enviadas para deliberação do Conselho de Administração".
Por se tratar de um cargo indicado pelo patrocinador, após a aprovação do nome de Melgarejo na governança da Petrobras, o Banco do Brasil deverá anunciar o novo diretor de Participações da Previ. Antes da efetiva nomeação, a indicação também seguirá com os trâmites de governança do BB, Previ e Previc, o órgão regulador.