Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

11/15/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/15/2024 07:00

Saúde indígena triplica obras de infraestrutura para atendimento nos territórios

Notícias

SAÚDE INDÍGENA

Saúde indígena triplica obras de infraestrutura para atendimento nos territórios

De 2023 para este ano, o número de reformas nas unidades de saúde indígena saltou de 14 para 46. UBSI do Distrito Sanitário Araguaia, no Mato Grosso, foi a último inaugurada, nesta segunda-feira (11)

O Ministério da Saúde triplicou, entre 2023 e 2024, o número de obras e reformas em estabelecimentos de saúde indígena em todo o país. De acordo com dados da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), ao longo de 2023, foram entregues 14 estabelecimentos entre Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs), Polos Base, Casas de Saúde Indígena (Casai) e alojamentos, sendo 8 novos e 6 reformas ou ampliações. Já entre janeiro e outubro deste ano, foram 46 unidades entregues - sendo 30 implantações de equipamentos novos e 16 reformas ou ampliações, o que representa três vezes mais intervenções.

Do total de melhorias no ano de 2024, a região Norte foi a maior beneficiada: recebeu 28 obras concluídas, sendo 23 implantações e 5 reformas. Já o Nordeste, teve 7 obras concluídas, sendo 4 implantações e 3 reformas. O Centro-Oeste teve 5 concluídas, sendo 2 implantações e 3 reformas. O Sudeste teve 3, sendo todas reformas. E a região Sul teve 3 entregas, sendo 1 implantação e 2 reformas.

A mais recente inauguração foi na última segunda-feira (11). A Sesai entregou a nova Unidade Básica de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Araguaia. O equipamento fica na Aldeia Santa Isabel do Morro, atendida pelo Polo Base de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso.

A unidade conta com 9 salas e mais uma estrutura de alojamento para as equipes de profissionais de saúde. As nove salas foram divididas entre um consultório indiferenciado, um consultório odontológico, e salas de procedimentos, de esterilização e de lavagem. Além disso, há uma sala para uso do AIS (Agente Indígena de Saúde) e outra para o Aisan(Agente Indígena de Saneamento). Já o alojamento para os profissionais conta com cozinha, três quartos, dois banheiros e lavanderia.

Mais de mil indígenas beneficiados

A UBSI vai beneficiar cerca de 1.200 indígenas do Povo Karajá, residentes na região. E a coordenação do Dsei espera, com a entrega da unidade, alcançar significativos avanços na saúde e bem-estar da população atendida, ampliando o acesso a serviços de saúde de qualidade. "Estamos muito entusiasmados e satisfeitos com essa entrega essencial para o nosso Dsei e para toda a região. Agora estamos mais equipados para aprimorar os atendimentos, especialmente para os públicos infantil e materno, que são demandas prioritárias em nossa comunidade", afirma o coordenador Labé Kàlàriki Idjawaru Karajá.

Em clima de festa, a inauguração contou com a presença da coordenação e de outros representantes do DSEI, do coordenador do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena (DEAMB), Leandro Nepomuceno, e de usuários dos serviços de saúde indígena da região. A obra foi realizada através do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena da Sesai. Sílvia Alves

Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária