11/01/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/01/2024 07:20
Ascom Estação das Artes - Texto
Divulgação - Fotos
Programação vai de quinta-feira (31) a domingo (3) e inclui ainda espetáculo no Quinta em Cena e Feira Mais Vinil e atividades infantis no domingo
A programação de outubro da Estação das Artes - espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante - chega ao fim em grande estilo e abre caminho para as comemorações do Novembro Negro. Nos dias 31 de outubro e 1o de novembro, o equipamento recebe a XIII edição da Bienal Percussiva Brasil com atrações nacionais e internacionais. Além disso, a programação conta com espetáculo no Quinta em Cena, a festa Relance em edição especial "Dia de Los Muertos", a Feira Mais Vinil e atividades para crianças no Domingo na Estação.
A programação da semana inicia na quinta-feira (31) com mais uma edição do programa "Quinta em Cena", dedicado a valorizar espetáculos de artes cênicas e performances, realizado desde dezembro de 2023.
Selecionada pelo Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024, "A Brava Jornada" é uma montagem das companhias No barraco da Constância tem! e do Grupo Lindo e narra a história real de quatro pescadores cearenses que navegaram até o Rio de Janeiro em 1941 para reivindicar ao presidente Getúlio Vargas seus direitos básicos. A apresentação acontece na Praça da Estação, com acesso gratuito e classificação indicativa livre.
Também esta semana, a Estação das Artes é um dos equipamentos que recebem a XIII edição da Bienal Percussiva Brasil, que acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Fortaleza. Com 23 anos de história, afeto e muito batuque, o evento nasceu da potência proporcionada pelo I Encontro Estadual de Percussão, realizado em 2001, também na capital cearense. Idealizado e produzido pelo Mestre Marcello Santos e pelo coletivo Caravana Cultural, a Bienal já apresentou centenas de grupos percussivos nacionais e internacionais em shows, oficinas e vivências, valorizando as trocas e os afetos que o tambor proporciona.
A programação integra o Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em articulação com a Secult para celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará. Em sua quarta edição, tem como tema "Na Ginga dos Saberes Ancestrais" e promove atividades diversificadas e distribuídas pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.
Ainda na quinta-feira (31), a programação da Bienal Percussiva tem início às 18h com discotecagem de Léo do Abstrato. Na sequência, é a vez das apresentações do Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira, manifestação tradicional de origem afro-indígena existente na comunidade do Iguape, e do Afoxé Omõrisá Odé, organização cultural que trabalha para reconhecimento, valorização, preservação e difusão da arte, da história e da memória cultural afro-brasileira, indígena e africana. O encerramento fica por conta do batuque do grupo francês Les Tambours du Maracatu.
Na sexta-feira (1º), a partir das 18h, a Bienal recebe o grupo Orin Asè, que leva aos palcos e ao público leigo cantigas de candomblé, e a Caravana Cultural, que atua na área de ensino, pesquisa e difusão de manifestações artísticas e folguedos da tradição afrodescendente. Ambas apresentações são realizadas em parceria com o Sesc. A noite tem ainda a Batucada Tamarindo, coletivo paulista que desenvolve há 19 anos musicalidade fundamentada nas manifestações negras e brasileiras oriundas dos terreiros, e uma discussão sobre "Protagonismo feminino na cultura do tambor".
Diferentes lugares do mundo homenageiam seus mortos no dia 2 de novembro. No México, a data é conhecida pelas festividades do "Dia de Los Muertos", a comemoração mais popular do país, que celebra os falecidos com muitas cores, músicas e aromas. Neste dia, a Estação das Artes convida a festa Relance, idealizada pelo produtor musical e DJ Victor Azevedo. Ao lado do irmão, Lucas Baber, os DJs residentes propõem a valorização de elementos da música brasileira presentes desde o período da Tropicália e de ritmos de baile internacionais.
Nesta edição, Victor e Lucas contam com a participação do DJ e pesquisador musical baiano Meu Caro Vinho, residente em São Paulo, cujo repertório traz referências da música negra e latina, além de Fabinho Vieira, colecionador exímio de mídias físicas, foco da discotecagem. Somado ao clima tropical propiciado pela curadoria, o projeto ainda convida o público a participar de um baile à fantasia, com premiação para as eleitas como mais originais.
No primeiro domingo de novembro (3), de 10h às 15h, acontece nova edição da Feira Mais Vinil, que há dois anos leva mensalmente para a Estação das Artes amantes e colecionadores de discos. Para animar a manhã, o som fica por conta de Meu Caro Vinho, DJ e pesquisador musical baiano radicado em São Paulo, cujo repertório percorre desde clássicos da música preta mundial dos anos 80 e 90 até boogies obscuros dos anos 70 e música baiana para dançar. A pick-up fica completa com a participação dos conhecidos DJs da cena fortalezense Nego Célio e Lua Magnética, que também animam o horário do almoço no Mercado AlimentaCE.
E como já é tradição, o Domingo na Estação conta ainda com atividades infantis de 10h às 14h. Desta vez, a criançada pode se divertir com a oficina de pintura "Desenho de Uma Linha Só", mediada pelas arte-educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia, que propõe uma experimentação da linha enquanto elemento principal do desenho. Além dela, o Mercado AlimentaCE promove mais uma vez o projeto Mercado Miudim, de 10h às 11h, desta vez com uma oficina de pintura com pigmentos naturais. Para esta atividade serão disponibilizadas 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.
A programação conta ainda com um espetáculo realizado em parceria com o Festival Internacional de Circo do Ceará. Às 10h30, a Gare fica mais divertida com o Puntino's Great Circus Show, do Circo Puntino. Criada em 2010, a companhia traz ao palco técnicas acrobáticas, como a Roda Alemã, o Monociclo Girafa de 3 Rodas, o Malabarismo com Fogo, o Acrobalanço e a manipulação de objetos do cotidiano como vassouras, xícaras de chá e cafeteiras.
Semana na Estação das Artes
Data: 31 de outubro a 3 de novembro (quinta-feira a domingo)
Local: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro - Fortaleza - CE
Entrada gratuita
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
31 de outubro (quinta-feira)
Quinta em Cena | Na Praça da Estação
17h às 18h - Espetáculo "A Brava Jornada", com No barraco da Constância tem! e Grupo Lindo
Acesso gratuito
Classificação indicativa: Livre
XIII Bienal Percussiva Brasil
18h às 18h30 - DJ Léo do Abstrato
18h30 às 19h20 - Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira
19h30 às 20h15 - Afoxé Omõrisá Odé
20h30 às 22h - Les Tambours du Maracatu
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
1º de novembro (sexta-feira)
XIII Bienal Percussiva Brasil
18h às 19h15 - Orin Asè (Parceria Sesc)
19h30 às 20h30 - Caravana Cultural (Parceria Sesc)
20h30 às 22h - Batucada Tamarindo
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
2 de novembro (sábado)
17h às 21h30 - Relance Dia de Los Muertos, com DJs Baber, Victormsat, Meu Caro Vinho e Fabinho
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
3 de novembro (domingo)
Domingo na Estação
10h às 15h - Feira Mais Vinil
10h às 13h - DJ Meu Caro Vinho
10h às 11h - Mercado Miudim - Oficina de pintura com pigmentos naturais (20 vagas), no Mercado AlimentaCE
10h30 às 11h15 - Puntino's Great Circus Show, com Circo Puntino (Parceria Festival Internacional de Circo do Ceará)
11h às 14h - Oficina Infantil "Desenho de Uma Linha Só", com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
12h30 às 14h30 - Duo de DJ's Nego Célio + DJ Lua Magnética, no Mercado AlimentaCE
Acesso Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre