Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

03/14/2023 | Press release | Distributed by Public on 03/14/2023 09:29

Estudo avalia a produção científica recente da Embrapa

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional (SGI), em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), acaba de lançar um estudo sobre a produção recente de artigos científicos da Embrapa. Esse número não inclui, por exemplo, os artigos de revisão, editoriais e trabalhos apresentados em congressos. Trata-se da publicação "Perfil da produção de artigos da Embrapa entre 2007 e 2015: oportunidades e desafios". Nesse trabalho, os jornalistas Roberto Penteado e Wilson Fonseca e o pesquisador Flavio Avila, todos da SGI, levantaram o perfil dos artigos publicados pelos cientistas da Empresa e seus parceiros, registrados pela base de dados Web of Science (WoS). Para acessar o documento, clique aqui.

De forma geral, o estudo relata o aumento substancial da produção e das citações recebidas pela Embrapa no período avaliado, em comparação aos 30 anos iniciais da Empresa, objeto de estudo anterior; indica um período de cinco anos para que as citações de artigos atinjam seu ápice; e revela que 76,1% dos artigos e 87,7% das parcerias para produzi-los foram realizados com pesquisadores de outras instituições brasileiras e da própria Embrapa. Apesar de contribuírem com 24% dos artigos e 13% das parcerias e estarem muito concentradas em alguns países, as parcerias internacionais são importantes ao possibilitarem maior impacto e visibilidade dos trabalhos.

Além da análise de artigos, o trabalho levantou dados complementares sobre o perfil dos downloads de documentos técnico-científicos disponíveis no portal da Embrapa. Esse levantamento revelou que, no período de 2011 a 2015 foram baixados 41,6 milhões de documentos, entre artigos, livros, circulares técnicas, cartilhas etc. Outro aspecto interessante desse levantamento é que, de forma geral, as unidades com maior número de downloads são centros ecorregionais ou de produtos.

Mais informações sobre os resultados desse trabalho podem ser encontrados em texto complementar, disponível na intranet. Já o acesso a todo o documento, inclusive com detalhamento da produção científica das unidades, pode ser obtido na base de dados Ainfo, que disponibiliza a produção da Embrapa na internet - para acessá-lo, clique aqui.