Results

AlmavivA S.p.A.

09/09/2024 | News release | Archived content

'A Itália surpreende: terceiro lugar na UE na corrida pela IA': a entrevista no Fórum Ambrosetti em C...

09-09-2024

A adoção da IA e tecnologias inovadoras na administração pública e nas empresas italianas continua a aumentar. Apesar da percepção de uma lacuna nacional, a Itália é a terceira na Europa em taxa de adoção de Inteligência Artificial nas empresas, como diz uma pesquisa muito recente da EY. "O digital é uma alavanca para o crescimento econômico e social, uma ferramenta indispensável para se manter competitivo em um mundo em transformação. As empresas e as administrações públicas compreenderam isso. A Almaviva apoia ambas neste desafio, cuidando de setores estratégicos, como Saúde, Transição Ecológica e Defesa e Segurança". Foi assim que se manifestou Antonio Amati, Diretor Geral IT da Almaviva, entrevistado por Adolfo Valente na Class CNBC na 50ª edição do Forum The European House Ambrosetti, realizado em Cernobbio.

Exemplos concretos? "Como parte da transição ecológica, na Almaviva aperfeiçoamos plataformas e soluções digitais para a gestão ideal dos recursos hídricos, a serviço dos operadores e das administrações. A cadeia alargada de abastecimento de água gera um valor de 367,5 bilhões de euros, equivalente a 19% de todo o PIB italiano, valor que está em crescimento. É um dever gerir da melhor forma possível um bem tão importante como a água. O digital pode ser a chave estratégica. Nossos projetos, com operadores de grande ou médio porte, relacionados à digitalização do Sistema Integrado de Água, já recuperaram mais de 70 milhões de metros cúbicos de água por ano".

"O digital é também o elemento facilitador de uma nova saúde baseada em dados e informações, interoperabilidade de sistemas, serviços que podem ser usados e acessíveis aos cidadãos de forma rápida e de acordo com a necessidade. As tecnologias digitais desempenham um papel fundamental na transformação dos processos assistenciais e de saúde. A Almaviva apoia as administrações centrais e locais, e as instalações de saúde, com tecnologias emergentes baseadas em Inteligência Artificial e soluções inovadoras. Com o Hospital Valduce Villa Beretta, um instituto de excelência na província de Como, por exemplo, aperfeiçoamos uma solução inovadora de telerreabilitação que incrementa a assistência médica e inova as técnicas de reabilitação graças à realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial.
"As empresas também prestam muita atenção aos investimentos em tecnologias que lhes permitam competir internacionalmente, e os resultados podem ser vistos, pois há um estado positivo de saúde na produtividade e nas exportações".