Governo do Estado do Amapá

06/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/27/2024 12:25

‘Não há quadra junina sem essas pessoas, que se dedicam, muitas vezes, até sem ganhar nada’, destaca Clécio Luís no Dia do Quadrilheiro

quinta, 27 de junho de 2024 - 14:00h
'Não há quadra junina sem essas pessoas, que se dedicam, muitas vezes, até sem ganhar nada', destaca Clécio Luís no Dia do Quadrilheiro
Data celebrada nesta quinta-feira, 27, é uma lei municipal de 2012, de autoria do governador, à época, vereador de Macapá.
Por: Iago Fonseca
Whatsapp
Tweet
Foto: Max Renê/GEA
À época vereador, Clécio Luís foi o autor da lei municipal em homenagem aos quadrilheiros

Nesta quinta-feira, 27, é celebrado o Dia Municipal do Quadrilheiro, este importante personagem que compõe as festas juninas e que dá vida, através de passos ritmados, às diferentes histórias contadas pelos grupos juninos.

A lei municipal de 2012, é de autoria do governador Clécio Luís, à época, vereador de Macapá. A data reforça o compromisso com a valorização desses profissionais, que mantêm vivo o movimento cultural.

"Os quadrilheiros promovem alegria à comunidade. Não há quadra junina sem essas pessoas que se dedicam, muitas vezes, até sem ganhar nada. Sua presença garante que as festas juninas sejam perpetuadas, ao mesmo tempo, em que desenvolve a economia. Não poderia haver melhor forma de comemorar essa data do que no Arraiá do Povo", celebrou o governador Clécio Luís.

A data também será marcada na programação do Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá na Cidade Junina montada pela primeira vez no Parque de Exposições da Fazendinha. Os profissionais serão homenageados com o show nacional da banda nordestina "Fulô de Mandacaru".

O Arraiá reúne mais de 3 mil quadrilheiros de 59 grupos juninos, entre tradicionais e estilizados, que participam dos campeonatos municipal e estadual, totalizando mais de 80 apresentações. A tradição, que chegou ao estado há mais de 80 anos, é um dos festejos mais celebrados pelos amapaenses.

Toda programação é organizada pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), em conjunto com as entidades Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sociocultural Junino Arraiá no Meio do Mundo.

O Arraiá recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Lei municipal

A lei municipal 1.908, de outubro de 2011, define o quadrilheiro junino como o profissional que trabalha nas festas juninas. A Lei consta do Calendário Oficial de Eventos do Município de Macapá.

Enquanto projeto de lei, o texto do então vereador, Clécio Luís, atendeu uma solicitação dos movimentos sociais que atuam na organização desse segmento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!