Ministry of Health of the Federative Republic of Brazil

07/01/2024 | Press release | Distributed by Public on 07/01/2024 12:34

Força Nacional do SUS ultrapassa 20 mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Notícias

RIO GRANDE DO SUL

Força Nacional do SUS ultrapassa 20 mil atendimentos no Rio Grande do Sul

Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha em operação, além de realizar atendimentos volantes, em saúde mental e indígena

Após 56 dias de atuação no Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS ultrapassou 20 mil atendimentos à população afetada pelas fortes chuvas e inundações. Atualmente, o Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha em operação, além de realizar atendimentos volantes, em saúde mental e indígena. As informações foram divulgadas na manhã desta segunda-feira (1º), durante a reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE).

Somente o hospital de campanha de Canoas atendeu mais de 5,6 mil pessoas. A unidade de Porto Alegre registrou 4,8 mil atendimentos. Em Novo Hamburgo, foram 2,2 mil atendimentos à população e o HCamp de São Leopoldo recebeu 1,7 mil pessoas.

O diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública da pasta, Márcio Garcia, ressalta que esses 20 mil atendimentos representam a importância da atuação e empenho dos voluntários da Força Nacional do SUS na assistência à população gaúcha. "Neste momento de restauração dos estabelecimentos de saúde, a FN-SUS segue firme e mobilizada junto à população, realizando atendimentos em saúde até a reestruturação da rede de assistência", declara.

As equipes volantes realizaram 4,9 mil atendimentos. Os profissionais atuam em Porto Alegre, Canoas, Pelotas, São Leopoldo, Três Coroas, Viamão, Ibarama e Eldorado do Sul.

Desde 5 de maio, a Força Nacional do SUS realizou 1.074 atendimentos de saúde indígena nos polos base Porto Alegre e Barra do Ribeiro. Além disso, 580 atendimentos psicossociais e 66 remoções aéreas. Atualmente, 89 voluntários da FN-SUS atuam no Rio Grande do Sul, com a chegada de mais 14 nesta segunda-feira (1º) para reforçar a assistência em saúde.

Igor Tarcízio
Ministério da Saúde

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária