Governo do Estado do Pará

08/22/2024 | Press release | Distributed by Public on 08/22/2024 16:36

Comitiva de representantes do Governo de Alagoas visita Usina da Paz Cabanagem

VISITA

Comitiva de representantes do Governo de Alagoas visita Usina da Paz Cabanagem

Os representantes conheceram as instalações do complexo, os serviços e cursos ofertados gratuitamente, além do número de benefícios, que chegou a marca de mais de 800 mil atendimentos à população

Por Chrystian Machado (SEAC)
22/08/2024 19h12

A Usina da Paz Cabanagem, em Belém, recebeu, nesta quinta-feira, 22, uma comitiva formada por representantes do Governo de Alagoas, estado do Nordeste Brasileiro. A visita teve como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos nas Usinas da Paz, além de destacar o funcionamento e benefícios junto à comunidade, através do Programa Territórios pela Paz.

Na ocasião, os representantes conheceram as instalações do complexo, os serviços e cursos ofertados gratuitamente, além do número de benefícios, que no primeiro semestre deste ano chegou a marca de mais de 800 mil atendimentos à população.

A secretária de Estado de Alagoas de Prevenção à Violência, Paloma Tojal, ressaltou que o Pará é referência em projetos que reduzem a violência e proporcionam cidadania.

"Estamos maravilhados com tudo que a gente está conhecendo aqui. Na verdade, a gente vem reestruturando nossa política de prevenção à violência lá no estado de Alagoas e o Pará se tornou uma referência considerando principalmente os números que vem alcançando de indicadores em relação à diminuição da violência. Então, nós do Estado de Alagoas também acreditamos que quanto mais próximo o Estado está, quanto mais serviços, em menos situações de violência eles se colocam, principalmente a juventude. Sem dúvidas, o projeto das Usinas da Paz é uma referência que deve ser seguida", destacou.

Territórios pela Paz - Criado pelo Governo do Pará, o Programa Territórios pela Paz consiste na articulação de políticas públicas de inclusão social que secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem, a fim de integrar ações de segurança pública, assistência social e cidadania em bairros da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do Estado.

Conforme a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, o projeto das Usinas da Paz é uma referência e instrumento de transformação social. "As usinas da paz são hoje um equipamento público de alta performance com transversalidade de atendimentos, com a presença de todos os órgãos do Governo e com certeza foi com outras políticas públicas, responsável pela diminuição do índice de criminalidade no Estado. É um prazer estar recebendo aqui a equipe de Alagoas para que a gente possa demonstrar com muita clareza o que é esse projeto e tudo aquilo que ele representa para a comunidade", finalizou.

Visita - Nesta sexta-feira, 23, a comitiva continua a programação de visitas, desta vez na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém.

Usinas da Paz - As Usinas da Paz são um projeto do Governo do Pará integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz e, desde o ano de 2021, tem se fortalecido como um dos mais bem sucedidos programas de cidadania do país.

Os complexos multifuncionais oferecem mais de 70 serviços intersetoriais, como cursos, oficinas, eventos e ações de cidadania, esporte, lazer e saúde. Todas as ações são disponibilizadas de forma gratuita à população, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.

Atualmente, 9 UsiPaz já estão em pleno funcionamento, sendo 7 na Região Metropolitana de Belém e duas na Região Sudeste do Pará (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Outras 28 Usinas seguem em construção em todas as regiões do Estado.