IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

04/08/2024 | News release | Distributed by Public on 04/08/2024 06:41

Ação do Ibama garante preservação de áreas remanescentes de manguezais no Rio de Janeiro

Notícias

Ação do Ibama garante preservação de áreas remanescentes de manguezais no Rio de Janeiro

Operação "Pés de Barro" resgatou área onde está o maior fragmento contínuo de manguezais do estado

Brasília (08/03/2024) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado do Rio de Janeiro está concluindo na última sexta-feira, 05/04, a "Operação Pés de Barro", iniciativa realizada em parceria com entidades federais e estaduais para resgate de áreas de manguezal (ecossistemas que ocorrem na transição entre a terra firme e o mar).

A operação foi realizada para desmontar um loteamento clandestino na Baixada Fluminense que sofreu supressão, aterramento e despejo de esgoto, na Zona de Amortecimento da Estação Ecológica da Guanabara (ESEC). Ali está localizada uma Unidade de Conservação (UC) federal, onde está o maior fragmento contínuo de manguezais do estado do Rio de Janeiro.

O superintendente do Ibama/RJ, Rogério Rocco, destaca a parceria "fundamental para o sucesso da operação", com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a UC, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que opera os equipamentos para o desterro, do Comando de Policiamento Ambiental (Cpam), a Polícia Militar do Rio de Janeiro, que fez a segurança da ação, e a concessionária ENEL Brasil, que realizou o desligamento dos furtos de energia.

Conheça alguns números da operação:

Lotes: foram retirados seis lotes ilegais, com 60 moirões recolhidos e instalação de 15 placas indicando a proibição de construção no local.

Energia: a ENEL Brasil, responsável pela geração, comercialização e distribuição de energia na região, retirou 39 postes e 53 ligações clandestinas.

Equipamentos: três viaturas do Ibama, cinco do ICMBio, dois da PRF e três do Cpam, além de dois caminhões, duas retroescavadeiras e dois reboques.

Pessoal: no total de 22 horas de trabalho, foram mobilizados oito Agentes do Ibama e 13 do ICMBio, sendo nove deles Agentes Temporários Ambientais.

o lado deles, participaram oito policiais militares ambientais do Cpam e três Policiais Rodoviários Federais.

Saibro: foram retirados 130 m³ de saibro utilizado no aterramento dos manguezais para as construções irregulares.

Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015

Categoria
Meio Ambiente e Clima