11/05/2024 | Press release | Distributed by Public on 11/05/2024 12:15
As escolas da rede municipal de ensino de São Luís receberão, nesta terça (5) e quinta-feira (7), atividades do programa "O Patrimônio nas Escolas", parte da programação da 17ª Feira do Livro de São Luís, com a participação do escritor Tino Freitas.
A iniciativa busca ampliar a educação patrimonial no espaço escolar, interligando o patrimônio cultural de São Luís aos estudantes, por meio da literatura, conduzindo a experiência marcante da presença dos autores das obras as quais compõem o acervo desse programa, fortalecendo o estímulo à leitura.
[Link]Idealizado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed), o programa resultou na formação de mais de 900 professores das disciplinas de arte, história e geografia. Em 2025, mais de mil professores de língua portuguesa também receberão esta formação. O programa representa um passo importante para a inclusão da educação patrimonial no Plano Diretor do Município, conforme estabelecido pela Lei nº 7.122/2024.
As visitas de Tino Freitas incluirão sessões de autógrafos, palestras e dinâmicas de leitura, onde o escritor, jornalista e contador de histórias compartilhará suas experiências com os estudantes.
Com mais de trinta livros publicados, Freitas é reconhecido por suas obras que combinam humor, crítica social e experimentação com diferentes suportes narrativos. Seu título "O Boi Bombom", parte dos livros paradidáticos desenvolvidos pelo programa, é um exemplo de seu trabalho premiado, que já recebeu reconhecimentos como o Prêmio Jabuti e o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ.
O escritor Tino Freitas visitará várias escolas, que incluem as UEBs Monsenhor Frederico Chaves, Alberto Pinheiro, Camélia Viveiros, João Lima Sobrinho, Jornalista Neiva Moreira e Menino Jesus de Praga. As visitas são exclusivas para os estudantes, proporcionando uma experiência enriquecedora e voltada para o aprendizado e a valorização da literatura e do patrimônio cultural.