Governo do Estado do Amapá

11/07/2023 | Press release | Distributed by Public on 11/07/2023 15:24

Novembro Roxo: Governo do Amapá reforça orientações sobre prematuridade a profissionais de saúde

terça, 07 de novembro de 2023 - 07:00h - 134
Novembro Roxo: Governo do Amapá reforça orientações sobre prematuridade a profissionais de saúde
Palestra foi direcionada a funcionários do Hospital da Mulher Mãe Luzia e da Maternidade Bem Nascer.
Por: Paolla Gualberto
Whatsapp
Tweet
Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Ação reuniu diversos especialistas, como fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e psicólogos

O Governo do Amapá reuniu profissionais da saúde do Hospital da Mulher Mãe Luzia e da Maternidade Bem Nascer para reforçar orientações sobre os cuidados necessários com recém-nascidos prematuros, com foco nos métodos para diminuir as taxas de parto antes do período considerado ideal.

A programação faz parte do Novembro Roxo, Mês da Prematuridade. São considerados prematuros os bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação. Em 2022, foram 444 crianças nascidas nesta condição no Hospital Mãe Luzia, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Para aprofundar o assunto, a ação reuniu diversos especialistas, como fisioterapeutas, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais e psicólogos, como detalha a enfermeira Elis Márcia.

"É um espaço para debatermos sobre atitudes, ações e estudos cientificamente comprovados para o cuidado e o restabelecimento da saúde de todas aquelas crianças que nascem na prematuridade. É uma discussão ampla, que inicia no acompanhamento desde o pré-natal até o parto", garante Elis, que atua na Mãe Luzia.

O acompanhamento pré-natal adequado é fundamental para a prevenção da prematuridade, sendo um processo importante para que a saúde da mulher e do recém-nascido sejam assegurados. A campanha Novembro Roxo exerce um papel de alerta para as famílias sobre os casos crescentes de partos prematuros no Brasil.

Além disso, a campanha destaca a importância da educação e formação contínua dos profissionais que atuam desde o pré-natal até o pós parto.

"É uma temática muito importante para a troca de conhecimento, experiências e cuidados com os nossos recém-nascidos. É um mês que nos faz lembrar sobre a importância do processo de acolhimento dentro de uma UTI", relata o técnico em enfermagem, Alan Rubens.