Ministry of Justice and Public Safety of the Federative Republic of Brazil

10/17/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/17/2024 08:18

MJSP participa de evento do Google nos Estados Unidos

Washington, 17/10/2024 - O Google reuniu pessoas do mundo inteiro na capital dos Estados Unidos nessa terça-feira (15) e quarta-feira (16) para apresentar e trocar experiências sobre ferramentas tecnológicas disponíveis na plataforma. O Ministério da Justiça e Segurança Pública participou do International Expedition Google Public Summit por meio da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A diretora da DGI, Vanessa Fusco, representou o Brasil e informou que o ministério está em busca de alternativas para uma grande transformação digital com a implementação de um data lake (banco de armazenamento de dados) e a utilização de inteligência artificial.

"O Google Public Summit possibilita o conhecimento das ferramentas disponíveis, além de trazer a possibilidade de troca de experiências entre os atores de governos nacionais e internacionais, que gerenciam uma grande massa de dados e necessitam aprimorar a produção do conhecimento", acrescentou Vanessa.

Em breve, a segurança pública brasileira vai incorporar o Emergency Location Service (ELS). Essa ferramenta vai possibilitar o atendimento mais ágil a cidadãos em perigo. Por meio do sistema de localização do Google, os policiais conseguirão chegar com maior rapidez e precisão até o endereço onde a pessoa que pediu ajuda está. O serviço será implementado pelo Sinesp CAD (Central de Atendimento e Despacho para as Forças de Segurança e Parceiros).

Sinesp CAD

A DGI é responsável pela gestão e distribuição da aplicação que faz parte da Plataforma digital do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp).

O desenvolvimento do Sinesp CAD começou em 2016 e, até o momento, contabiliza cerca de 9 milhões de ocorrências e 18 milhões de chamados.

A aplicação já foi implementada em 134 agências municipais e 49 agências de 14 unidades da Federação: Acre (AC), Amazonas (AM), Amapá (AP), Bahia (BA), Distrito Federal (DF), Maranhão (MA), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Roraima (RR), Sergipe (SE).