Governo do Estado do Amapá

06/27/2024 | Press release | Distributed by Public on 06/28/2024 07:30

‘Nos sentimos representados’, diz conselheiro indígena do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

quinta, 27 de junho de 2024 - 23:25h
'Nos sentimos representados', diz conselheiro indígena do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
Pauri Waiãpi, de 30 anos, da aldeia indígena Wajãpi, está entre os 42 conselheiros que tomaram posse para o quadriênio 2024/2027.
Por: Alexandra Flexa
Whatsapp
Tweet
Foto: Nayana Magalhães/GEA
Pauri Waiãpi, é um dos 42 conselheiros do comitê que vai deliberar e gerir os recursos hídricos do estado

O Governo do Estado reafirmando seu compromisso na promoção de uma gestão participativa integrou ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, representantes dos povos indígenas. Pauri Waiãpi, de 30 anos, é um dos 42 conselheiros que tomaram posse, nesta quinta-feira, 27. Ele afirma que se sente representado pela atual gestão.

"Em nome de todo o meu povo, posso dizer que o Governo do Amapá, que nos convidou para participar desse comitê, nos respeita e preza pela nossa cultura. É muito importante contribuirmos para a resolução de coisas referentes a algo essencial, como é a água", disse Pauri. O comitê foi eleito para o quadriênio 2024/2027. Entre as atribuições é preciso deliberar de forma participativa, sobre a gestão dos recursos hídricos para preservar e proteger a bacia hidrográfica que sustenta todo um sistema social, econômico e ambiental das regiões banhadas pelo Rio Araguari. A coordenadora dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Renatta Santos, destaca que esse momento é um marco na história do Amapá, por se tratar da primeira instalação de um comitê de bacia hidrográfica. "Esse é o primeiro comitê que vai gerir a maior e mais importante que temos no estado, que é a bacia Hidrográfica do Rio Araguari, um marco histórico. A partir do trabalho do comitê vamos poder prevenir, proteger e combater crimes ambientais e situações que possam pôr em risco o uso responsável da água, para isso faremos o monitoramento do recurso natural" explica Renata. Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

A bacia do Araguari abrange uma área de mais de 45 mil metros quadrados, alcançando 11 municípios: Amapá, Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal do Piririm, Macapá, Pedra Branca, Porto Grande, Pracuúba, Serra do Navio e Tartarugalzinho. O comitê foi estabelecido pelo Decreto Nº 5096 de 27 de Junho de 2024, que nomeia os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapáno ==> Instagrame Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!