Governo do Estado do Pará

06/02/2023 | Press release | Distributed by Public on 06/02/2023 14:08

Arraial de Todos os Santos 2023 começa neste sábado (3) com Revoada dos Pássaros

QUADRA JUNINA

Arraial de Todos os Santos 2023 começa neste sábado (3) com Revoada dos Pássaros

Fundação Cultural do Pará (FCP) abre festejos juninos com a participação de fazedores das culturas populares, oficialmente, às 17h, deste sábado

Por Manuela Oliveira (FCP)
02/06/2023 16h46

A Fundação Cultural do Pará (FCP) dará início, no amanhã (3), ao animado "Arraial de Todos os Santos 2023", festividade junina que reúne fazedores das culturas populares de todo o Pará. A tradicional "Revoada dos Pássaros Juninos" abrirá oficialmente a programação cultural do Arraial 2023, às 17h, na Casa das Artes, ao lado da Basílica de Nazaré.

O cortejo de abertura da "Revoada dos Pássaros Juninos" vai contar com a participação de grupos composto por pessoas das comunidades de Outeiro, Icoaraci, Guamá e Telégrafo. A Revoada acontece há muitos anos e, tradicionalmente, abre a programação do Arraial de Todos os Santos da Fundação.

Esse ano a apresentação contará com a participação de todos os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Pássaros ou de Bichos da Região Metropolitana de Belém e ao longo da semana, na mesma ocasião, serão realizadas rodas de conversa sobre a cultura junina. Ainda está previsto, de 09 a 11 de junho, o Auto Junino, no Curro Velho.

Tradição - O Arraial de Todos os Santos retorna em 2023 com uma programação especial para os amantes das festividades juninas. Realizado há 27 anos, o evento reúne público e fazedores de cultura em 30 dias de festa. A programação contará com apresentações de coletivos culturais, venda de comidas típicas, além de muita música da região amazônica.

As festividades juninas têm grande importância, não apenas para a Fundação Cultural do Pará, mas para todo o Estado, uma vez que fomentam e diversificam a produção de cultura popular. Desde a sua inauguração, a FCP promove projetos voltados para o setor em seus mais diversos segmentos.

A grande novidade deste ano é a parceria com a Funtelpa, que fará a transmissão das atividades também para o interior do Estado, reforçando o alcance da festividade para os municípios do Pará. Será realizado, também, o programa Sem Censura Pará, no dia 28 de junho, para falar sobre o concurso Miss Caipira da Diversidade, e sobre as atividades alusivas ao dia do orgulho LGBTQIA+.

Apresentações - O XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, inicirá no Centur a partir do dia 16. A programação encerra no dia 2 de julho, quando serão anunciados os resultados das quadrilhas e misses vencedoras do edital. Além do concurso, que inclui as misses caipiras da diversidade e mirins, também haverá a performance do Folguedo Junino, com 60 grupos de cultura popular contratados a partir do edital de Credenciamento de Coletivos das Culturas Populares. Estão inclusos grupos de Carimbó, Parafolclóricos, Cordões de Pássaros e demais Bichos, Boi-Bumbá, Boi de Máscaras e Toada.

Este ano, em função de obra no Teatro Margarida Schivasappa, as apresentações de Pássaros serão realizadas no Teatro Waldemar Henrique, no período de 21 a 25 de junho. O teatro popular, como também é chamado, é uma das mais importantes expressões das culturas populares, uma vez que é uma manifestação genuinamente paraense. As apresentações trazem elementos amazônicos importantes, e personagens que retratam a nossa identidade cabocla, indígena, ribeirinha, urbana-periférica, colorida e muito, muito criativa.

Sua dramaturgia retrata a realidade sociocultural do nosso povo, com suas problemáticas cotidianas, especialmente as questões ambientais, quase sempre refletidas nos seus enredos, e tão necessárias no atual contexto paraense, amazônico e brasileiro.

Serviço

Arraial de Todos os Santos 2023

03/06 - Revoada - Casa das Artes;
09 a 11/06 - Auto Junino - Curro Velho;
13 a 15/06 - Rodas de conversas sobre as Culturas Populares Juninas - Casa das Artes;
16/06 a 02/07 - Arraial Junino no Centur - Sede da FCP;
21 a 25/06 - Apresentação dos Pássaros e Cordões - Teatro Waldemar Henrique;
28/06 - Concurso Miss Caipira da Diversidade - Sede da FCP;
29/06 - Apuração do Concurso de Quadrilhas -
Sede da FCP;
01/07 - Premiação das Campeãs - Sede da FCP;
02/07 - Encerramento com atrações no palco e grande roda de Carimbó - Sede da FCP.