Ministry of Tourism of the Federative Republic of Brazil

05/23/2024 | Press release | Distributed by Public on 05/23/2024 14:48

Serviços e infraestrutura turística serão contemplados na Concessão do Parque da Chapada dos Guimarães

Importante atrativo turístico do Brasil e símbolo da conservação do Cerrado no país, o Parque Nacional da Chapada do Guimarães, em Mato Grosso, terá investimentos de cerca de R$ 218 milhões nos próximos 30 anos, entre infraestrutura e operações.

É o que prevê o contrato de concessão da unidade firmado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a empresa responsável. Para a concretização do projeto, o Ministério do Turismo destinou mais de R$ 500 mil a estudos de viabilidade, apoiando a manutenção do turismo sustentável na região.

A parceria do poder público com a iniciativa privada garante serviços de apoio à visitação e de operação turística no local. A partir da assinatura do contrato, serão ampliadas as condições do parque, garantindo mais atrativos, infraestrutura, segurança, acessibilidade e melhores práticas de ecoturismo, além de suporte a pesquisas científicas e atividades de conservação ambiental.

A iniciativa ainda vai beneficiar as comunidades dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, com a geração de emprego e renda. A previsão é que haja a abertura de mais de 900 postos de trabalho diretos e indiretos e um aumento da arrecadação fiscal por meio do turismo.

Um dos parques nacionais mais procurados do país, tendo recebido 132 mil pessoas em 2022, o espaço é referência entre as unidades de conservação federais no Brasil. O Parque da Chapada dos Guimarães ocupa uma área natural de Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, e abriga nascentes de rios que formam o Pantanal.

Conhecida como "caixa d'água" de Cuiabá, a unidade protege os mananciais que abastecem a região metropolitana da capital mato-grossense e conta ainda com quase 500 cachoeiras em seu território.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo