Government of the Republic of Angola

10/16/2024 | Press release | Distributed by Public on 10/16/2024 12:33

Programa Kwenda alargado para mais cinco anos

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, anunciou a extensão do Programa Kwenda até 2029, com a recente aprovação de um empréstimo adicional de 400 milhões de dólares americanos pelo Banco Mundial.

Quando falava à Nação no acto solene de abertura da terceira sessão legislativa da V legislatura da Assembleia Nacional, João Lourenço informou que a decisão da instituição financeira de conceder novo empréstimo ao programa de Fortalecimento da Protecção Social deve-se ao facto de estar a apresentar impacto positivo para a vida das famílias, pelo rigor e transparência do processo.

Na ocasião, o Chefe de Estado apresentou igualmente os dados mais actualizados do processo, desde o início da implementação em 2020, frisando que mais de um milhão, cinquenta e oito mil, e trezentos e sessenta e sete agregados familiares, dos 94 municípios, já beneficiaram das transferências, sendo as mulheres, a maioria dos beneficiados, correspondente a mais de 70 por cento.

"Vamos continuar a reconhecer e a enaltecer o papel da mulher na nossa sociedade e a apoiar as suas iniciativas. Consolidar os passos que temos marcado para a igualdade plena entre homens e mulheres na nossa sociedade não é nenhum favor, é um imperativo de justiça social", sublinhou.

O Chefe de Estado garante também que o país vai continuar a trabalhar para melhorar a abordagem sobre a investigação científica, particularmente no domínio do financiamento.

"Foram já aprovados pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) 166 projectos de investigação, tendo iniciado o processo de assinatura dos respectivos contratos para o competente financiamento", informou.

De acordo com os dados apresentados, outros 73 projectos de investigação científica estão a ser financiados no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia e há a previsão de reforço com um financiamento de cerca de 7,7 milhões de dólares dos Estados Unidos da América.

Na ocasião, destacou também que 11.348 jovens foram beneficiados com capacitação, microcrédito e kits profissionais para apoio e fomento do autoemprego, sendo 3.343 jovens encaminhados para o Programa de Estágios Profissionais, e atribuição de 1.283 carteiras profissionais nos vários sectores de actividade económica.

Já nos domínios da distribuição de energia e da electrificação rural, João Lourenço falou da pretensão do país em superar a actual taxa de acesso à energia eléctrica de apenas 44 por cento e chegar aos 50 por cento até ao final de 2027.

No país, referiu, estão em curso projectos de electrificação de cerca de 75 localidades em diferentes províncias, prevendo-se a execução de mais de 250.000 novas ligações domiciliares.

O Executivo está ainda a estruturar o investimento, em fase de aprovação pelo EXIMBANK dos Estados Unidos da América, para a electrificação de mais 126 localidades no país.

O Chefe de Estado destacou igualmente as iniciativas internacionais, nomeadamente dos Estados Unidos da América e da União Europeia e também de instituições financeiras e de desenvolvimento, para financiar a extensão do Corredor do Lobito para a República da Zâmbia (a partir do Luacano para Solwezi, numa extensão de 700 km), representando um investimento global que poderá ascender aos 4,5 mil milhões de dólares.